“Quem faz transforma” marca reposicionamento institucional da ESPM

out 6, 2013 by     1 Comment     Posted under: Campanhas

“ESPM. Quem faz transforma”. Esta é a nova assinatura institucional da ESPM e a primeira manifestação externa de reposicionamento da marca, construída a partir de um só conceito: transformação.

Presidente da ESPM, J. Roberto Whitaker Penteado conta que, além de gerar e distribuir conhecimento, a ESPM é uma transformadora de pessoas e de vidas. “Sempre nos preocupamos em fazer, de nossos alunos, profissionais que se tornem líderes, com capacidade de transformar sua vida, carreira e empresa, contribuindo para a construção de um mundo melhor”, explica.

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Quando a ESPM foi criada, em 1951, seu grande diferencial competitivo era “ensina quem faz”. Esta postura deu tão certo que, ao longo do tempo, a escola se tornou uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior do País.

Este reconhecimento foi evoluindo, e agora culmina em uma grande campanha institucional da ESPM, denominada “Transformação”, que levará em todas as suas peças um importante e motivacional recado aos futuros alunos: “Quando você entra, você vê o mundo de forma diferente. Quando você sai, o mundo vê você de maneira diferente”.

Segundo Alexandre Gracioso, Vice-Presidente Acadêmico da ESPM, este reposicionamento também traduz a nova proposta acadêmica da escola, baseada na mesma premissa de transformação, e que é um modelo inovador e diferenciado no ensino superior brasileiro. “Fizemos uma pesquisa com mais de 20 instituições do exterior para chegar a este novo conceito transformador, de forma que as práticas de aprendizagem da ESPM coloquem o estudante em local de destaque no mercado”, explica.
Desenvolvida pela Dclemente & Associados, a campanha é composta por filmes publicitários de 15” e 30”, veiculados em TVs aberta e fechada; spots de rádio de 30”; anúncios em mídia impressa e on-line; além de redes sociais, sempre contemplando as três praças da ESPM – São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Para apresentar este novo posicionamento, a ESPM não poderia optar por outros garotos-propaganda que não os alunos e ex-alunos da escola. “Nada daria mais credibilidade a esta campanha do que as pessoas que se transformaram e estão se transformando em referência e líderes nas carreiras que escolheram graças ao conhecimento adquirido na escola”, afirma José Francisco Queiroz, Diretor de Marketing e Expansão da ESPM.

O design da campanha institucional mostra graficamente o processo de constante transformação que acontece com os personagens, desde o momento da entrada na ESPM, a experiência adquirida na escola até o momento atual de sua vida.
Segundo Décio Clemente, sócio-diretor da Dclemente & Associados, o novo conceito conta toda a história da instituição. “O briefing contava toda a transformação da ESPM durante o tempo, desde a sua fundação com o slogan ‘ensina quem faz’. Aí pensamos no ‘quem faz transforma’. E ficamos muito felizes com o resultado”, conta. “A ideia de todo o material é demonstrar às pessoas que o mercado vê o aluno ESPM de forma diferente”, conclui.

Ficha Técnica:

Agência: Dclemente & Associados
Cliente: ESPM
Título: Transformação
Planejamento: Decio Clemente/ Paulo Penteado
Diretor de Criação: Paulo Penteado
Criação: Paulo Penteado e Bruno Peviani
Produtora: Other Side
Diretor de Filme: João Batista
Produtora de Som: MrXYZ
Fotos: Estudio Lux
Fotógrafo: Nilson Fabio
Sobre a ESPM
Idealizada no início da década de 50 pelo diretor do MASP, Pietro Maria Bardi, a ESPM foi fundada como “Escola de Propaganda do MASP”. A convite de Bardi, o publicitário Rodolfo Lima Martensen foi nomeado diretor e estruturou o primeiro curso de propaganda.

A ESPM é uma instituição sem fins lucrativos, considerada centro de excelência no ensino de Comunicação, Marketing e Gestão com unidades em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

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