FGV lança nova versão de portal para estudantes do Ensino Médio

ago 19, 2013 by     No Comments    Posted under: Educação Básica, Notícias

Está no ar a nova versão do Portal FGV Ensino Médio Digital – iniciativa que oferece conteúdo  gratuito para estudantes e candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em uma parceria entre a Editora FGV e o FGV Online.

FGV

Lançado em setembro de 2012, o portal reúne agora mais de 7 mil questões  e 700 horas de aula nas quatro grandes áreas de conhecimento exigidas no ENEM, divididas em 10 cursos: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Linguagens e suas Tecnologias, trazendo um novo conceito de interação entre os estudantes, que podem trocar experiências, informações e conhecimento em um ambiente desenvolvido especialmente para eles.  “A intenção é chegarmos a 2014 com 10 mil questões em nosso banco”, revela a professora Mary Kimiko, diretora de soluções educacionais do FGV Online.

A inclusão de uma área de teste também é considerada uma das grandes vantagens do novo portal. “Nessa nova versão, o estudante pode testar o banco de questões (inclusive com simulação de tempo da prova do Enem) sem a necessidade de se cadastrar previamente”, explica a diretora da Editora FGV, professora Marieta de Moraes Ferreira.  No entanto, ela ressalta que existe um conteúdo exclusivo para os estudantes que se cadastrarem, como o Mural Virtual – que permite interação entre os participantes –, o banco de propostas de temas para redação, relatório individual de desempenho e o ranking de pontuação. “Estes são novos incentivos para que o estudante continue no site e prossiga seus estudos com auxílio da plataforma”, afirma Mary. Até agora, o portal conta com mais de 700 mil acessos.

A reformulação ainda está em curso e a expectativa é de que novas seções sejam lançadas, tais como uma área exclusiva para professores, de vídeos de introdução aos cursos e de sugestões de estudos. Também está prevista uma versão mobile do site, já em desenvolvimento.

Acesso ao ensino superior

“Em função da evasão escolar, das dificuldades de um bom desempenho no Enem e do preparo deficiente dos professores frente às diretrizes desse exame, o Ensino Médio enfrenta grandes problemas. O desenvolvimento de um projeto dessa natureza e grandiosidade tem exatamente a finalidade de encarar esses desafios e auxiliar na estruturação de um novo Ensino Médio, democratizando o conhecimento e o acesso ao ensino superior”, afirma Marieta.

A pesquisadora Raquel Emerique reforça a intenção de se promover igualdade de oportunidades através da criação do portal. “O Enem se tornou um importante mecanismo de seleção para as universidades e sabemos que os estudantes brasileiros têm acesso desigual à educação de qualidade”, lembra.

Mary Kimiko destaca, ainda, que a expertise da FGV é fundamental para o sucesso da ação. “Este é um dos projetos mais felizes do professor Carlos Ivan Simonsen Leal (presidente da Fundação). Temos experiência consolidada na área, tanto em termos de material didático quanto de educação a distância, o que muito nos motivou”, comemora a professora.

Conheça o Portal FGV Ensino Médio Digital no endereço: ensinomediodigital.fgv.br.

Fonte: FGV
05/08/2013

Got anything to say? Go ahead and leave a comment!

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Newsletter

E-mail:

Inscrever
Desinscrever

Publicidade