Faculdade Pitágoras fecha parceria com Catraca Livre e leva mais conhecimento para a população de Belo Horizonte

ago 13, 2013 by     No Comments    Posted under: Ações, Eventos

Imagine descobrir lugares inusitados dentro da cidade ou saber curiosidades sobre a região em um mesmo portal. Tudo isso será possível com a parceria fechada entre a Faculdade Pitágoras e o projeto Catraca Livre, do jornalista Gilberto Dimenstein. A iniciativa tem o intuito de levar conhecimento para as capitais que receberão o Mundial de Futebol em 2014 e a primeira a receber essa ação será Belo Horizonte, que terá disponível as melhores oportunidades gratuitas ou a preços populares em diversos serviços de utilidade pública, como educação, cultura, esportes, trabalho, saúde e empreendedorismo.

 

O anúncio da novidade acontecerá no dia 20 de agosto, a partir das 20h, no auditório da Cidade Acadêmica. O evento contará com uma apresentação especial do jornalista Gilberto Dimenstein, que mostrará o funcionamento do programa na presença de autoridades públicas, colaboradores, professores e alunos da Faculdade Pitágoras. O Catraca Livre já existe em São Paulo e no Rio de Janeiro e, depois de BH, mais nove capitais brasileiras terão acesso a conteúdos interessantes porque o espaço será construído paulatinamente em Salvador, Cuiabá, Curitiba e Fortaleza. Até 2014, o projeto ainda será lançado em Porto Alegre, Brasília, Manaus, Natal e Recife.

 

Após os jogos mundiais, o legado educativo será mantido por meio de novas parcerias com instituições locais, por tempo indeterminado. O projeto conta com uma equipe de produção de conteúdo, que selecionará os melhores temas da cidade para o portal do Catraca Livre Belo Horizonte. A parceria ainda levará empregos nas capitais do mundial, afinal a partir de 2014 está prevista a ampliação da comunicação local e a contratação de profissionais freelancers da região. Futuramente, alunos e professores da Faculdade Pitágoras também serão convidados a participar da produção de conteúdo, criando uma plataforma colaborativa.

 

“Estamos muito satisfeitos por implantar o Catraca Livre Belo Horizonte, uma cidade já tão conhecida pelos atrativos culturais. Nosso desafio será trazer dicas, informações e conteúdos inovadores aos cidadãos, em variados segmentos, para que aprendam mais, gastem menos e vivam melhor”, afirma o criador do projeto e jornalista, Gilberto Dimenstein. O diretor da regional da Faculdade Pitágoras, Samir Maluf, também compartilha desse raciocínio. “A instituição é reconhecida pelo esforço em promover o desenvolvimento educativo e humano nas cidades de atuação. Por isso, a parceria com o projeto motivará a comunidade na busca por conhecimento, enriquecendo a população com informações diferentes do costume”, ressalta.

 

Gilberto Dimenstein

Jornalista brasileiro de renome internacional. Atualmente é colunista da Folha de S.Paulo, comentarista da rádio CBN, coordenador do site Catraca Livre e um membro da Iniciativa de Liderança Avançada da Universidade de Harvard, onde trabalha em parceria com pesquisadores do Media Lab do MIT em um programa de Internet para ajudar as cidades a se transformarem em comunidades de aprendizagem (laboratórios cidade aberta, conhecidos como “Catraca Livre” (Turstile Free) no Brasil).

 

Catraca Livre

A cidade na sua mão – essa é a frase que sintetiza o projeto Catraca Livre, um projeto jornalístico criado para ajudar as cidades a serem mais educadas, acolhedoras e criativas. O papel mais importante de uma comunidade é gerar talentos. Com um foco especial em cultura, o Catraca Livre também seleciona  diariamente as melhores oportunidades gratuitas ou a preço popular nos mais variados serviços  na região metropolitana de São Paulo e na cidade do Rio de Janeiro, abrangendo educação, esportes, consumo, trabalho, saúde e empreendedorismo. A ideia é revelar personagens, tendências e projetos que, em qualquer parte do mundo, inspirem soluções comunitárias inovadoras e inclusivas.

 

Serviço
Lançamento | Catraca Livre Belo Horizonte
Data: 20 de agosto

Horário: das 20h às 23h

Local: Auditório Cidade Acadêmica | Faculdade Pitágoras

Rua Santa Madalena Sofia, 25 – Cidade Jardim

Got anything to say? Go ahead and leave a comment!

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Newsletter

E-mail:

Inscrever
Desinscrever

Publicidade