Unochapecó tem novo recorde de bolsas de estudos

jul 23, 2013 by     No Comments    Posted under: Notícias

A Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) oficializa novo recorde na oferta de bolsas de estudo, de pesquisa e iniciação científica, registrado em 2012. Conforme levantamento da Vice-reitoria de Administração, no ano passado o número chegou a mais de 6 mil contemplados. Isso representa um aumento de 19% em relação ao ano de 2010, último recorde registrado, graças a novas parcerias e convênios firmados pela universidade. As bolsas representam um abatimento na mensalidade que vai de 25% a 100% do custo total, o que facilita e garante o acesso ao ensino superior.

No último recorde, registrado em 2010, o número de bolsas disponibilizadas na Unochapecó foi de aproximadamente 5.420. Com esse aumento na quantia ofertada no ano passado, outro fenômeno registrado foi o recorde de estudantes matriculados, que em 2012 alcançou o número de 9.340 alunos. Segundo reitor da Unochapecó, professor Odilon Poli, esse aumento das alternativas de bolsa é uma meta que vem sendo buscada incessantemente pela instituição, de modo a favorecer o acesso e a permanência na educação superior. “Estamos felizes com os avanços conseguidos e permaneceremos incansáveis na busca de novas alternativas”, especifica o dirigente.

As perspectivas continuam positivas quanto à ampliação do número de bolsas na universidade. Somente neste primeiro semestre de 2013, 2.579 estudantes já foram contemplados com bolsas de estudo. Divididas em quatro categorias, as bolsas do Artigo 170 beneficiaram 677 estudantes, o Artigo 171 contemplou 78 alunos, uma pessoa recebeu bolsa pelo Fundo Social e a Lei 11.096/2005, que institui o Prouni, beneficiou o maior número de estudantes, com 1.823 bolsas. O destaque deste semestre ficou para as 221 bolsas de 100% disponibilizadas de acordo com a Lei Federal de Assistência Social, que beneficiou pessoas que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou em escola particular na condição de bolsista integral e possuem renda famíliar per capita mensal não excedente ao valor de três salários mínimos, além de não possuir outro curso de graduação.

Equipe faz avaliação

A Unochapecó conta com equipe técnica responsável pelo processo seletivo de bolsas de estudos, que faz o planejamento, execução e avaliação, sob a coordenação da Divisão de Apoio aos Estudantes – Atento, com a participação de representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e o apoio de outras instâncias da universidade. Há, também, o acompanhamento de uma comissão de fiscalização formada por representantes dos acadêmicos, universidade, Secretaria de Desenvolvimento Regional e entidades da sociedade civil.

Fonte: Unochapecó
03/07/2013

Deixe uma resposta

Newsletter

E-mail:

Inscrever
Desinscrever

Publicidade