Aliança Francesa do Rio de Janeiro inaugura primeiro prédio sustentável do grupo no mundo

mai 6, 2013 by     No Comments    Posted under: Ações

Ministra francesa da francofonia estará presente na inauguração, em 8/5.

O número 746 da rua Muniz Barreto, em Botafogo, no Rio de Janeiro, vai representar um marco para a Aliança Francesa. E não apenas no Brasil. Nesse endereço, o grupo, referência para a francofonia no mundo, vai inaugurar o primeiro prédio sustentável da Aliança Francesa em todo o globo terrestre. A “Alliance Verte” será inaugurada no dia 8 de maio, com a presença do secretário de estado de educação do Rio de Janeiro, Wilson Risolia Rodrigues; Thierry Lange, presidente da Aliança Francesa do Rio de Janeiro; e Yann Lorvo, delegado geral da Aliança Francesa do Brasil. A ministra francesa da francofonia Yamina Benguigui virá especialmente para a ocasião.

A construção do edifício (de 847 m², três pavimentos e 12 metros de altura) levou um ano para ser concluída – e concreto, aço, madeira e plástico do prédio demolido foram usados no processo. O prédio atende à certificação ambiental AQUA, um selo 100% brasileiro, criado a partir do processo ambiental elaborado pela francesa HQE (Haute Qualité Environnementale), em parceria com a Fundação Vanzolin, a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), e as organizações francesas Certivea, Qualitel e o Centre Scientifique et Technique du Bâtiment (CSTB), centro científico e técnico da construção civil referência na França.

“Hoje, na França, existem mais de 500 prédios habitacionais e escritórios certificados com o processo HQE; no Brasil, cerca de 30 construções atendem ao processo AQUA. São certificações de reconhecimento internacional compatíveis com o LEED, dos Estados Unidos, ou o inglês BREAM, entre os mais conhecidos”, justifica o delegado geral da Aliança Francesa do Brasil, Yann Lorvo.

Na prática, isso representa a utilização de piso do tipo vinílico, feito com produtos recicláveis; isolamento térmico de lã de garrafa pet; vidros duplos (para conforto acústico), com um vidro externo que oferece também proteção solar.

Um esforço foi feito para que todos os locais de atividades do prédio tenham acesso à luz natural, priorizando também a ventilação e racionando o uso do ar condicionado. A água da chuva será reaproveitada para o encanamento dos banheiros, a partir dos telhados cobertos com plantas. Também foram implementados painéis fotovoltaicos com um sistema de iluminação de baixo consumo.
“A Aliança Francesa no Brasil muito se orgulha por ter se dado nesse país, conhecido por tanta riqueza natural, a construção da primeira sede verde da nossa instituição”, comemora Yann Lorvo.

AQUA
O Processo AQUA é um Processo de Gestão Total do Projeto para obter a Alta Qualidade Ambiental do seu Empreendimento de Construção.
Essa qualidade é demonstrada para seus clientes, investidores e demais partes interessadas por meio da certificação.
A certificação e a marca Processo AQUA são concedidas pela Fundação Vanzolini, com base em auditorias presenciais independentes.
www.processoaqua.com.br

Aliança Francesa
A Aliança Francesa é muito mais do que uma escola de idiomas, é a maior propagadora do francês e sua cultura em todo o mundo. A Aliança Francesa é a única no Brasil a realizar os exames para obtenção dos diplomas internacionais DELF e DALF, reconhecidos pelo Ministério Francês de Educação. É também centro de aplicação dos testes para a obtenção dos diplomas e certificados internacionais: TCF, TEF, CAPES/CNPq, DFP’s da CCIP. Por tudo isso, Aliança Francesa é sinônimo de tradição, excelência, cultura e conhecimento.

Got anything to say? Go ahead and leave a comment!

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Newsletter

E-mail:

Inscrever
Desinscrever

Publicidade