Cesumar muda a marca, mas mantém missão

abr 22, 2013 by     No Comments    Posted under: Ações, Notícias

Ao completar 23 anos de história, o Cesumar, que já é uma instituição consolidada e reconhecida, dá um novo passo rumo à continuidade de sua expansão. Para tanto, a instituição está fazendo a mudança da sua marca, denominando-se agora UniCesumar.

A nova marca parte da proposta de universalidade, uma vez que a instituição chega em 2013 com 50 mil alunos, atingindo grande parte do território nacional por meio do ensino presencial e à distância. Hoje a UniCesumar está presente em doze estados, com o funcionamento de 58 polos de EAD (Educação à Distância), e também recebe alunos estrangeiros de 13 países.

Diante de pesquisas realizadas, apontando os atributos da marca (credibilidade, responsabilidade, comprometimento e modernidade) e o reconhecimento da instituição no Estado, tomou-se a decisão de transformar a sigla Cesumar – que remete a Centro Universitário de Maringá – em nome próprio e acrescentar o prefixo “Uni” que remete à autonomia universitária que um centro universitário possui,  facilitando o reconhecimento da população quanto ao segmento e à organização acadêmica que a instituição está inserida.

Segundo a resolução Nº 7, de 28 de novembro de 2008, do Conselho Nacional de Educação, que dispõe sobre a utilização de denominações e siglas por Instituições de Educação Superior, a sigla “Uni” é de uso exclusivo de instituições de Educação Superior detentoras da prerrogativa legal de autonomia universitária, entre elas universidades e centros universitários.

 

Utilizando o slogan “Nova Marca. Mesma Missão” a UniCesumar continua com o propósito de: “Promover a educação de qualidade nas diferentes áreas do conhecimento, formando profissionais cidadãos que contribuam para o desenvolvimento de uma sociedade justa e solidária”.

 

A nova marca

A marca UniCesumar é formada por um símbolo e um logotipo que representam toda transformação e evolução que a instituição alcançou nas áreas do conhecimento, tornando-se referência regional e nacional por sua qualidade e compromisso na formação de profissionais.

O elemento central da marca é uma modernização da logo anterior, que representa a letra “C” de Cesumar juntamente com a esfera tridimensional característica.

logo vertical

Como a proposta é retratar uma evolução, tanto da logo quanto da instituição, um novo arco é colocado ao redor do conjunto central, representando agora a letra “U” de autonomia universitária.

O logotipo é escrito em tom de cinza nas letras iniciais “Uni” e, no restante, Cesumar, em tom azul. As letras U e C em caixa alta remetem aos elementos que a representam na marca.
Nossa história

Idealizada no ano de 1986 como a primeira instituição de ensino superior privado de Maringá, o Centro Universitário Cesumar deu início às suas atividades em 1990, quando recebeu autorização do MEC para funcionar.

Administração e Processamento de Dados foram os dois primeiros cursos implantados,  reunindo 200 alunos no primeiro ano. Nesta época, o Jardim Aclimação, na Zona 28, onde a instituição se estabeleceu, era um bairro ainda pouco habitado e considerado um dos mais carentes da cidade.

Foi numa área de 2,5 alqueires, localizada no Jardim Aclimação, que a instituição deu início às suas instalações, na época com a denominação de Faimar (Faculdades Integradas de Maringá). Mas o avanço foi rápido e a cada ano a instituição cresceu abrindo novos cursos.

Com mais de 20 cursos funcionando, programas de pós-graduação implantados e as áreas de pesquisa e extensão organizadas, além de diversas clínicas na área da saúde (odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e nutrição), um hospital veterinário e dezenas de laboratórios, em

2002, o Cesumar foi elevado à categoria de Centro Universitário, conquistando autonomia universitária para criar, organizar extinguir cursos e programas de educação superior.

A instituição deu, então, um novo salto. Em 2003, era aberto o 30º curso de graduação, com 6 mil alunos matriculados. No ano de 2004, foi aberto o primeiro programa de mestrado em Direito.

Em setembro de 2005, a instituição inicia as transmissões da Rádio Universitária Cesumar FM, na frequência 94,3 MHz e, em julho de 2010, ganha concessão do Ministério das Comunicações para instalação da TV Educativa Cesumar, canal aberto 28.  A emissora entra no ar seis meses depois, ampliando o espaço de prática dos alunos de comunicação e levando mais informações para a comunidade.

No final de 2006, chega a autorização do MEC para o funcionamento de cursos a distância. Este foi outro grande passo para o desenvolvimento e expansão do Cesumar no século XXI, que rompeu limites geográficos e pôde levar ensino de qualidade nos quatro cantos do país, sem perder a excelência acadêmica.

Interagindo sempre com a comunidade, a instituição criou ainda o Coral Cesumar e a Orquestra Filarmônica Cesumar, que neste ano de 2013 estão completando dez anos de atividades. O Museu História de Maringá, inaugurado pela Unicesumar no ano de 2011, é outro projeto que contribui sobremaneira para o desenvolvimento cultural da cidade de Maringá e região.

Hoje a instituição chega à marca de 50 mil alunos matriculados no Ensino presencial e à Distância, em graduação, pós-graduação e nos programas de mestrado em Direito e Promoção da Saúde.
Novos investimentos

Os investimentos para os próximos anos anunciados pelos reitor Wilson de Matos Silva preveem a ampliação da estrutura física do campus e também a expansão do número de polos de educação à distância. A instituição projeta chegar a 150 polos de EAD em 2015 e 120 mil alunos em 2016 no ensino presencial e a distância.

Como suporte para este crescimento, a UniCesumar, uma das maiores empregadoras de Maringá, com 1.800 funcionários atualmente, deu início este ano à construção de um prédio administrativo de nove pavimentos e 9 mil metros quadrados de área construída.  O investimento chega a R$ 18 milhões, gerando cerca de 200 empregos diretos e indiretos.

Também estão projetados abertura de novos campi em Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Guarapuava e Arapongas com investimentos que deverão chegar a mais de R$ 40 milhões nos próximos anos. Ponta Grossa é a primeira cidade a ser beneficiada. Já está adiantado na cidade o processo de abertura dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Gestão de Recursos Humanos, Processos Gerenciais e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Além disso, a instituição criou este ano o ICETI – Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação e também conta com três novos programas de mestrado para aprovação no MEC: Ciências Aplicadas à Saúde, Gestão do Conhecimento nas Organizações e Tecnologias Limpas.
Conheça nossos números
– Mais de 60 cursos de graduação (49 presenciais e 17 à distância).
– Mais de 60 cursos de pós-graduação presenciais ou a distância.
– Dois mestrados: Direito e Promoção da Saúde.
– Aproximadamente 50 mil alunos em 2013 – 13 mil presenciais e 37 mil a distância.
– Mais de 100 mil metros quadrados construídos em Maringá.
– Presença em 12 estados, 58 polos EaD.
– Alunos de 13 países (2013).
– Mais de 1.800 funcionários, sendo 500 professores, dos quais 80% possuem título de mestre e/ou doutor.
– Mais de 250 salas de aula, todas com projetor multimídia, som e computador.
– Biblioteca com 4.200 m2 e mais de 250 mil títulos de livros, periódicos e multimeios.
– Museu Cesumar.
– Fazenda Escola Cesumar com 166 alqueires.
– Avançado Centro de Biotecnologia Animal, o Biotec.
– Aproximadamente 400 projetos de pesquisa por ano.
– Cerca de 100 mil pessoas atendidas por ano nas clínicas de odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição e psicologia.
– Criação do ICET – Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação.
– Hospital Veterinário.
– Farmácia Escola – Cesufarma.
– Núcleo de Práticas Jurídicas e Extensão do Juizado Especial Cível.
– TV Educativa UniCesumar – Canal 28 UHF.
– Rádio Universitária UniCesumar – RUC FM 94,3.
– Segurança com Circuito Interno de TV e monitoramento por 350 câmeras.
– Estacionamento interno asfaltado para cerca de 3.500 veículos.

 

Dados que destacam o Cesumar

  • Melhor Centro Universitário do Sul do Brasil (MEC), com IGC 4 (Índice Geral de Cursos), dentro da escala que vai de 1 a 5.
  • Melhor IGC de instituições privadas do Paraná.
  • CPC 4 (Conceito Preliminar de Curso), na maioria dos cursos (escala de 1 a 5).
  • Entre os 6% das melhores instituições de ensino do Brasil, pelo ranking do IGC.
  • Entre as 6 melhores instituições de ensino a distância do País, de acordo com pesquisa da ABE-EaD (Associação Brasileira de Estudantes de Educação a distância), de 2012.
  • 50 estrelas, 16 cursos estrelados em 2012 no Guia do Estudante – Editora Abril.

 

Deixe uma resposta

Newsletter

E-mail:

Inscrever
Desinscrever

Publicidade