HSM Educação adota C-books para melhor experiência em sala de aula

mar 27, 2013 by     No Comments    Posted under: Ações, Notícias

As instituições de ensino têm olhado com apreço novas formas propostas pela TI para ampliar a experiência de aprendizado de seus alunos. Com a evolução dos meios digitais e na forma como as pessoas consomem e criam conteúdo, ficar preso a modelos antigos pode representar problemas sérios ao futuro dessas instituições.

A HSM Educação, uma unidade de negócio da HSM, visando atender a essa mudança, buscou criar e desenvolver uma ferramenta capaz de converter todo o material didático dos cursos de MBA e do Programa de Desenvolvimento Executivo (EDP, em inglês) em formato interativo para ser utilizado em tablets e smartphones. Construir um aplicativo próprio e integrado para padronizar o grande volume de conteúdo que precisava ser transformado de impresso e vídeos para digital, e que fosse prático e de fácil entendimento dos designers de mídia digital que trabalhariam nessa conversão também era uma necessidade.

Com isso, a Affero, empresa de educação que desenvolve as soluções digitais para a HSM Educação, e a instituição desenvolveram um projeto interativo para atender alunos e professores. A solução encontrada foi a adoção do Adobe Digital Publishing Suite.

A ideia foi criar um modelo de estudo corporativo completamente exclusivo e customizado, que fosse útil tanto para a perspectiva in-company quanto para o ideal de curso aberto. Proporcionar ao aluno inovação no conteúdo era o principal desafio da HSM Educação, assim como eliminar as pilhas de papéis em apostilas , além de dinamizar a leitura e facilitar a atualização desses materiais. A solução encontrada foi desenvolver esse material dinâmico e apostar na mobilidade, onde o aluno poderia acessar por meio do tablet e também no portal, ler em qualquer lugar e absorver o conteúdo de forma clara e prática, para então participar das discussões em fóruns e em sala de aula com embasamento teórico.

Após o conhecimento detalhado da tecnologia Adobe Digital Publishing Suite (DPS), a Affero percebeu que a produção, entrega e atualização dos conteúdos seriam otimizadas e, com isso, definiram o uso do DPS como solução. Neste cenário, o InDesign foi a ferramenta chave utilizada para o processo de produção dos materiais, culminando na disponibilidade dos conteúdos nos dispositivos móveis, e capaz de navegar em todas as plataformas, como iOS e Android.

Toda a construção do material aborda objetivos de aprendizagens bem definidos e apoiados por uma identidade visual exclusiva. As interações utilizadas, a classificação das informações e o atrativo visual estabelecido contribuem para o aprendizado integral.

Aos alunos são apresentados, também, livros no formato c-book (collaborative book), que foi desenvolvido para facilitar a preparação das aulas e os estudos durante o curso. Esse material é composto por conteúdo hipermídia (inclui imagens, vídeos, áudios e links de acesso à internet), e é atualizado constantemente para que os participantes tenham acesso às informações e novidades em primeira mão. Além do c-book, todos os alunos da HSM Educação têm acesso à plataforma virtual desenvolvida, exclusivamente, para ser um espaço colaborativo e de compartilhamento.

Nesse ambiente, os participantes podem trocar experiências, criar fóruns de discussão e formar uma rede vitalícia de relacionamento, pois mesmo após o término dos cursos, os executivos poderão continuar a acessar a plataforma colaborativa e receber a atualização de seus materiais. Hoje, já são mais de 50 títulos disponíveis para tablets.

O núcleo de Criação Estratégica da Affero está empenhado em pesquisas para expandir a educação por meio de dispositivos móveis, associando conceitos, como collaborative book, transmídia, seamless-learning e gamification. As ferramentas Adobe, que atualmente ajudam a otimizar os processos de produção, tem um papel fundamental como facilitador para os próximos casos de sucesso da empresa.

Fonte: informationweek.itweb.com.br

Got anything to say? Go ahead and leave a comment!

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Newsletter

E-mail:

Inscrever
Desinscrever

Publicidade