Universidade do Sul da Califórnia abre escritório em São Paulo

fev 28, 2013 by     No Comments    Posted under: Notícias

Conhecida por ser uma instituição americana de ensino privado que abriga grande número de estudantes estrangeiros, a Universidade do Sul da Califórnia (USC, em inglês University of Southern), acaba de formalizar seu interesse pelo Brasil. A USC inaugura nesta terça-feira (26) um escritório em São Paulo, o primeiro da América do Sul. Os objetivos são aumentar o número de brasileiros na universidade, fomentar intercâmbios e firmar parcerias com instituições de ensino e pesquisa do Brasil, além da Universidade de São Paulo (USP) e Fapesp, que já fecharam acordos de cooperação.

“São Paulo é a maior cidade da América Latina e uma das mais importantes do mundo. Porém, o escritório vai trabalhar com todo Brasil”, diz Anthony Baeley, vice-presidente de iniciativas globais da USC, em entrevista ao G1.

A USC possui dois campi sediados na cidade de Los Angeles que atendem mais de 9.200 estrangeiros vindos de 115 países, de um total de 29.000 estudantes. Atualmente são 49 brasileiros em cursos de graduação e pós. Segundo Baeley, mais de 6.000 pessoas fazem mestrado e doutorado à distância com aulas on-line.

“Achamos importante essa diversidade em pensamento que os estrangeiros proporcionam, com isso a USC se torna cada vez mais global. Não queremos necessariamente aumentar o número de brasileiros na universidade, queremos a excelência. Os alunos do Brasil que temos são excelentes e muito criativos, outros são bem-vindos”, afirma Baeley.

Se é interessante para a universidade levar mais brasileiros e pesquisadores para a Califórnia, o caminho inverso também faz parte dos planos. Baeley afirma que nunca os estudantes da USC tiveram tanto interesse em vir para o Brasil. “Um dos objetivos do escritório é facilitar experiência de conhecer e aprender. Temos vários programas de levar estudantes da Califórnia para o Rio de Janeiro e cidades do Nordeste.”

Baeley diz que a seleção da USC é rigorosa porque possui escolas como de cinema e música, entre outras, que são referências mundiais. O diretor de cinema George Lucas, criador da saga Star Wars, e o cineasta brasileiro Walter Salles diretor do filme “Central do Brasil” são ex-alunos da instituição. A área da pesquisa também é um dos diferenciais da universidade. Segundo Baeley, são investidos todos os anos 700 milhões de dólares no setor para trabalhos nas áreas de medicina, farmácia, odontologia e engenharias.

Parcerias
Nesta terça-feira (25), a USP e a Fapesp assinam acordo de cooperação com a USC. A parceria com a USP prevê  intercâmbio entre estudantes, professores e pesquisadores das universidades. A USP também se tornará parceria de uma aliança acadêmica mundial na área de engenharia.

O acordo com a Fapesp busca promover a cooperação científica e acadêmica internacional em todas as áreas de conhecimento entre pesquisadores no estado de São Paulo e da USC. A segunda chamada de propostas prevê até 20 mil dólares por ano para apoio a cada um dos projetos selecionados pelas duas instituições.

Fonte: g1.com.br

Deixe uma resposta

Newsletter

E-mail:

Inscrever
Desinscrever

Publicidade