MEC divulga lista de cursos que tiveram vestibular suspenso em 2013

dez 20, 2012 by     No Comments    Posted under: Notícias

O MEC (Ministério da Educação) publicou hoje no Diário Oficial da União a lista de cursos mal avaliados e que foram proibidos de realizar vestibular no próximo ano.

A listagem inclui 200 cursos com índice insatisfatório no CPC (Conceito Preliminar de Curso) em 2008 e 2011. Numa escala de 1 a 5, esse indicador avalia itens como a infraestrutura do curso e a titulação dos docentes. Ontem, o MEC informou que 207 cursos seriam punidos –os outros 7, segundo a assessoria de imprensa, fazem parte da Universidade São Marcos, descredenciada em junho deste ano.

Seis universidades federais também foram incluídas na lista com cursos considerados ruins: Universidade Federal do Pará (engenharia mecânica, pedagogia, e letras), Universidade Federal Fluminense (ciências sociais e arquitetura e urbanismo), Universidade Federal de Pernambuco (engenharia cartográfica), Universidade Federal de Uberlândia (ciências sociais), Universidade Federal de Viçosa (geografia) e Universidade Federal de Roraima (matemática).

Esses cursos das federais obtiveram, em 2008 e 2011, desempenho insatisfatório no CPC: nota 1 ou 2. Entretanto, todas elas apresentaram melhora de um ano para outro, saltando do índice 2 para 1, por exemplo. O desempenho ainda é insuficiente, mas devido à tendência de melhora, essas instituições podem, já em 2013, tentar reverter a proibição de vestibular nesses cursos.

Esta é a primeira vez em que um ciclo de avaliação é fechado —o CPC foi criado em 2008. A partir dos próximos anos, a mesma punição será adotada para os cursos mal avaliados seguidamente pela pasta.

“O Brasil tem uma imensa demanda no ensino superior e o MEC tem todo interesse que se aumente o numero de vagas e matrículas. (…) Mas seremos cada vez mais rigorosos com a qualidade: não basta expandir, tem que expandir com qualidade”, disse o ministro da Educação Aloizio Mercadante.

Fonte:  folha.uol.com.br

Deixe uma resposta

Newsletter

E-mail:

Inscrever
Desinscrever

Publicidade