Grupo Tiradentes expande atividades para Pernambuco

set 20, 2012 by     1 Comment     Posted under: Notícias

Após 50 anos de serviços prestados na educação, o Grupo Tiradentes tornou-se referência nas regiões Norte e Nordeste do País, principalmente, no que diz respeito à expansão com responsabilidade. Na última segunda-feira, 17 de setembro, os empresários mantenedores da Universidade Tiradentes (Unit), em Sergipe; e da Faculdade Integrada Tiradentes (Fits), no Estado de Alagoas, adquiriram mais uma unidade educacional. A compra da Faculdade Integrada de Pernambuco (Facipe) coroa o trabalho desenvolvido desde 1962, na oferta de ensino, pesquisa e extensão de qualidade.

A Facipe foi criada há onze anos e hoje possui cerca de 3.700 alunos em Recife, distribuídos em 9 cursos de graduação e tecnológicos; sete pós-graduações lato sensu, além de cursos de extensão. A instituição despertou o interesse do Grupo Tiradentes pelo nome consolidado em Pernambuco e pela infraestrutura. Hoje, a faculdade dispõe de cinco unidades com biblioteca, laboratórios de informática; radiologia; microscopia, microbiologia e citologia; anatomia, neuroanatomia e patologia; laboratório pré-clínico de odontologia, entre outros importantes espaços de aprendizagem.

Com a aquisição da Faculdade Integrada de Pernambuco, o Grupo Tiradentes alcança a marca de aproximadamente 36 mil alunos em atividade e 35 mil formados. “O nosso projeto não é de quantidade, mas sim, de qualidade e a Facipe é uma instituição que se encaixa neste perfil, porque tem marca forte em Pernambuco. O que muda a partir de agora é que vamos oferecer melhores condições de trabalho e oportunidades de crescimento profissional para todos os colaboradores, docentes ou administrativos. Da mesma forma, também investiremos na aprendizagem dos alunos, por meio de ações como a implementação da política de bolsas científicas, um incentivo à pesquisa”, garante o superintendente-geral do Grupo Tiradentes, professor Jouberto Uchôa de Mendonça Júnior.


SERGIPE E ALAGOAS

Dentre as instituições mantidas pelo Grupo Tiradentes, a Universidade Tiradentes, em Sergipe, é a mais antiga. Surgiu como um colégio, há cinco décadas, e hoje figura entre as mais imponentes universidades particulares do Norte e Nordeste. Somente na Unit são cinco campi (um deles com 260 mil m² e uma das melhores bibliotecas da região), 24 polos de ensino a distância, mais de 50 cursos entre graduações e tecnológicos; centenas de pós-graduações lato sensu já concluídas ou em andamento; quatro mestrados e dois doutorados. Por meio das atividades de extensão, realizada em espaços como a Clínica Odontológica, o Escritório de Assistência Judiciária Gratuita e o Memorial de Sergipe, a universidade influencia diretamente na melhoria da qualidade de vida da população sergipana e de Estados vizinhos.

É na capital sergipana, Aracaju, que o Grupo Tiradentes também mantém o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), organização que já soma mais de 500 projetos aprovados nas mais conceituadas instituições de fomento à pesquisa e à inovação do País, o que totaliza recursos acima de R$ 24 milhões. Com alta capacidade de aprovação, o ITP tem ampliado cada vez mais o suporte às atividades de iniciação científica e pós-graduação da Unit, oferecendo acesso a cerca de 220 alunos por ano. Desde sua criação, mais de 560 estudantes tiveram acesso à infraestrutura de pesquisa de alto nível, participando inclusive como coautores em patentes, e atuando na transferência de tecnologias junto a comunidades beneficiadas pelos projetos. Hoje, o ITP tem como parceiras instituições do porte da Petrobras (que investiu mais de R$ 10 milhões em pesquisas na área de petróleo), CNPq, Finep, Sebrae, entre outras.

Já na capital alagoana, Maceió, o Grupo Tiradentes mantém a Faculdade Integrada Tiradentes. Criada há seis anos, a Fits hoje é reconhecida pelo Ministério da Educação como a melhor instituição de ensino superior de Alagoas. No Índice Geral de Cursos, instrumento de avaliação baseado no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), a Fits obteve conceito 4, em uma escala de 1 a 5. Um resultado surpreendente, para uma instituição que há pouco tempo iniciava as atividades acadêmicas em algumas salas alugadas num shopping center, e hoje possui um campus de 55 mil m² de área total, com mais de 23 mil m² de área construída, onde são ofertados 13 cursos de graduação e tecnológicos, e 17 especializações lato sensu. “O crescimento rápido da Faculdade Integrada Tiradentes em Maceió comprova a nossa expertise para a gestão da educação. Somos nordestinos, conhecemos de perto a realidade da região e sabemos como contribuir para o seu desenvolvimento”, ressalta Jouberto Uchôa de Mendonça Júnior, superintendente-geral do Grupo Tiradentes.

1 Comment + Add Comment

Got anything to say? Go ahead and leave a comment!

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Newsletter

E-mail:

Inscrever
Desinscrever

Publicidade