31,1% dos brancos e 12,8% dos pretos frequentam nível superior, diz IBGE

jul 1, 2012 by     No Comments    Posted under: Notícias

Dados do Censo 2010 apontaram que 31,1% dos brancos e 12,8% de pretos entre 15 a 24 anos frequentavam o nível superior. Entre os pardos, 13,4% estudavam nesse nível escolar. O estudo foi divulgado nesta sexta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). (Os termos branco, preto e pardo são utilizados no relatório oficial do IBGE)

O levantamento também revelou uma diferença na taxa de analfabetismo entre as categorias de cor e raça. No total da população, a taxa de analfabetismo era de 9,6%. Entre os brancos, o percentual era de 5,9%, mas chegou a 14,4% entre pretos e a 13% entre pardos.

O Censo 2010 indicou a defasagem entre idade e nível de ensino. Cerca de 50% das pessoas de 15 a 24 anos que deveriam estar no ensino médio ainda estudavam no ensino fundamental.

Em levantamento feito pelo G1, das 59 universidades federais do país, 36 oferecem algum tipo de ação afirmativa de reserva de vagas no processo seletivo. Dessas, 25 têm algum tipo de cota racial para negros, pardos e/ou índios. O número corresponde a 42,3% do total das instituições. Em abril deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou constitucional a adoção de políticas de reserva de vagas para garantir o acesso de negros e índios a instituições de ensino superior em todo o país.

Fonte: g1.com.br

Got anything to say? Go ahead and leave a comment!

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Newsletter

E-mail:

Inscrever
Desinscrever

Publicidade