MIT e Harvard criam plataforma de cursos gratuitos pela internet

mai 4, 2012 by     No Comments    Posted under: Notícias

A Universidade Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), ambas instituições acadêmicas de peso e frequentemente rivais, estão se dando as mãos em uma nova parceria para oferecer cursos online gratuitos.

As duas escolas, situadas uma perto da outra em Cambridge, no estado norte-americano de Massachusetts, estão se associando em uma iniciativa chamada edX apenas cinco meses depois de o MIT apresentar o MITx, seu sistema de ensino a distância que permite que os estudantes obtenham certificados finalizando trabalhos do curso a distância.

De acordo com a Harvard Gazzette, publicação oficial da universidade, a plataforma EdX será construída em cima do MITx, e poderá contar com a participação de outras instituições de ensino superior.

As duas universidades pretendem estudar, por meio do site, como as tecnologias podem ser aplicadas tanto para cursos a distância quanto para os presenciais. Em depoimento à Harvard Gazzette, a presidente de Harvard, Drew Faust, afirmou que as duas instituições “usarão essas novas tecnologias e a pesquisa que elas possibilitarão para liderar o rumo do apredizado online de maneira a beneficiar os estudantes, colegas e pessoas por todo o país e pelo mundo”.

Investimento
Tanto Harvard como o MIT reservaram 30 milhões de dólares para o projeto (mais de R$ 50 milhões), que será supervisionado por um grupo sem fins lucrativos sediado em Cambridge. Anant Agarwal, que liderou o desenvolvimento do MITx e dirigiu o Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência da Computação do MIT, será o primeiro presidente do EdX.

O grupo planeja oferecer seus primeiros cursos no outono (do Hemisfério Norte) e espera que outras universidades entrem na parceria.

Fechando os olhos à antiga rivalidade das escolas na corrida por avanços acadêmicos e cortejando professores e estudantes, a presidente do MIT, Susan Hockfield, disse que eles também trabalham em conjunto. “Um dos segredos mais bem guardados é a profunda riqueza da colaboração entre Harvard e o MIT”, disse ela em uma entrevista coletiva, do lado da presidente de Harvard, Drew Faust.

A aprendizagem online tornou-se um tema polêmico da educação em várias escolas, incluindo no MIT, onde são oferecidos centenas de cursos online nos quais os estudantes trabalham com o material seguindo o próprio ritmo, mas não são avaliados. Agora, a tendência é oferecer aulas online nas quais os estudantes podem obter os certificados caso mostrem que dominam o assunto.

O MIT informou que 120 mil pessoas se inscreveram para o primeiro curso do tipo – Introdução aos Circuitos e à Eletrônica – aberto pelo MITx no começo deste ano. Na metade do curso, cerca de 20 mil ainda acompanhavam o curso ativamente.

Fonte: g1.globo.com

Got anything to say? Go ahead and leave a comment!

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Newsletter

E-mail:

Inscrever
Desinscrever

Publicidade