Cinema e teatro ganham modelo de merchan

mai 3, 2012 by     No Comments    Posted under: Notícias

A Africa Rio anuncia um novo modelo de merchandising para cinema e teatro que estabelece parâmetros profissionais para a cobrança desse tipo de serviço de marketing. A agência desenvolveu uma tabela referência que servirá como base para as negociações de contrato de merchandising para essas duas áreas culturais (cinema e teatro), assim como acontece no modelo já desenvolvido para a televisão.

“Cinema é um produto cultural estratégico para o Brasil e para as empresas e marcas brasileiras. É uma plataforma fantástica para os anunciantes”, afirma Nizan Guanaes, chairman do grupo ABC.
A Procter & Gamble é o primeiro parceiro da Africa neste projeto. Nos próximos meses, produtos da empresa estarão em grandes produções de cinema como ‘Luís Gonzaga’, ‘Muita Calma nessa Hora 2’, ‘De Pernas pro Ar 2’ e ‘Minha Mãe é uma Peça’, que fecharam contratos totalizando cerca de R$ 8 milhões.
Para Gabriela Onofre, diretora de assuntos corporativos da P&G, a Africa formatou um desejo antigo da empresa: estar próximo do consumidor de uma forma diferente e aumentar os pontos de contato com o seu público.
“Para nós, ação de merchandising em cinema é uma consequência natural do que fazemos hoje. O próprio Luciano Huck , nosso embaixador, foi um grande incentivador para que levássemos para cinema o que fazemos na TV, nossas marcas integradas ao conteúdo.” , diz Onofre. “Alem disso, o crescimento de público e a valorização do cinema nacional o tornam ainda mais atraente. E reforça nosso compromisso com o Brasil e a cultura brasileira.”, completa Gabriela Onofre.
Novos negócios
A expectativa é de que novos negócios sejam fechados ainda neste ano, alcançando mais de R$ 10 milhões, além do que já foi firmado. Em breve, será anunciado o primeiro espetáculo teatral dentro desse novo formato.
“Não queremos substituir nenhuma forma de apoio ou patrocínio, estamos propondo um aditivo, uma alternativa para profissionalizar a relação entre anunciantes e produtores de conteúdo na área de cinema e teatro”, explica PC Bernardes, presidente da Africa Rio. A iniciativa da agência carioca busca também ampliar e profissionalizar o merchandising, que é o foco da Africa Rio.
 A tabela foi criada tendo como referência o formato já utilizado no cálculo para a inserção de merchandising na televisão. “No Brasil, essa relação com o cinema era intuitiva, não havia raciocínio estratégico, de business. Havia uma dificuldade de se chegar a um denominador comum com relação a valores. Agora temos algo palpável, a partir de onde se pode iniciar uma discussão, o que viabiliza a entrada mais objetiva de recursos”, complementa PC Bernardes.
No caso do cinema, os valores são calculados de acordo com a projeção de número de espectadores nas salas, a venda em DVD, a exibição em TV fechada e, posteriormente, em TV aberta e agora downloads, sendo possível prever o impacto do lançamento e o público que ele pode alcançar no longo prazo. A partir daí, é feito o cálculo que servirá como base para anunciantes e produtores para a inserção do merchandising.
Para a Africa Rio, o teatro é o grande desafio. “Cada situação é única, esse é o grande charme do trabalho. Por exemplo, como inserir merchandising em um texto clássico? Tudo será estudado caso a caso, sem jamais ferir a integridade artística do projeto”, afirma PC Bernardes.
Este novo modelo de merchandising surge justamente no momento em que o mercado cultural vem se expandindo com o aumento da renda dos brasileiros. “É preciso inverter a equação do cinema nacional. Não é o que o Brasil pode fazer pelo seu cinema, mas o que o cinema pode fazer pelo Brasil. Não é o que sua empresa ou marca pode fazer pelo cinema, mas o que o cinema pode fazer por elas”, afirma Nizan Guanaes. “E o lançamento no Rio de Janeiro reforça a crença da Africa Rio na vocação da cidade como grande produtor de conteúdo audiovisual do país”, complementa Nizan.

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