Pearson passará pente fino em seus negócios no Brasil

abr 11, 2012 by     No Comments    Posted under: Notícias

Após investimentos de R$ 1 bilhão, conselho de administração vem ao país em busca de resultados.

O gigante Pearson, considerado o maior grupo de educação do mundo, investiu pesado em seu crescimento no Brasil nos últimos dois anos.

Foram cerca de R$ 1 bilhão na aquisição das unidades de sistema de ensino COC, Pueri Domus, Dom Bosco e Name, e também de uma participação de 45% da editora Companhia das Letras, segundo estimativa do mercado. E agora, é hora de mostrar resultado.

No final do primeiro semestre a unidade brasileira vai passar pelo pente fino do conselho de administração da companhia, que virá de Londres para avaliar os negócios. A iniciativa está em linha com os esforços para crescer em mercados emergentes. A Índia também está no roteiro de viagens deste ano.

No ano passado, a China passou pela avaliação da diretoria. Mas o foco era outro, garante Guy Gerlach, diretor-presidente da Pearson Brasil. O objetivo da empresa era rever as estratégias para incrementar o crescimento no mercado chinês, segundo divulgado no balanço de resultados.

No Brasil, o desafio é outro. Apesar de Gerlach preferir não falar sobre a visita, ele adianta que a meta da empresa é aumentar a venda de serviços na área de educação.

“Em todo o mundo, um terço de nossa receita já vem com produtos e serviços de tecnologia. Isso representa cerca de £ 2 bilhões \[R$ 4,7 bilhões\]”, explica. “No Brasil, essa participação ainda é de cerca de 10% dos negócios”.

A Pearson não divulga a receita individualizada do Brasil, mas estima-se que, só com a unidade de sistemas de ensino, a empresa tenha vendas superiores a R$ 230 milhões.

Nos mercados emergentes (China,Índia, África e América Latina), a empresa alcançou vendas de R$ 2,4 bilhões (£1 bilhão) em 2011, um crescimento da ordem de 26% em relação ao registrado em 2010.

Essa velocidade de crescimento deve se manter, afirma Gerlach, que não desconsidera outras aquisições para alavancar os negócios no Brasil.

As apostas de Gerlach, no entanto, estão na ampliação de produtos e tecnologias para a escola pública. Por meio do Núcleo de Apoio à Municipalização do Ensino (Name), a Pearson já atende escolas em 124 municípios do país, atendendo mais de 200 mil alunos. O plano é chegar agora na gestão dessas escolas.

A empresa tropicalizou um produto já amplamente utilizado nos Estados Unidos para as necessidades do país. Trata-se do PowerSchool, um software de gestão que atende mais de 50 milhões em todo o mundo.

A expectativa é que a ferramenta seja utilizada inclusive para gerir o Programa Bolsa Família na escola.

“Vamos lançar em breve também uma atualização do software que vai permitir aos pais receberem informações sobre a frequência de seus filhos na escola em tempo real”, afirma Gerlach.

Para isto, é necessário um equipamento biométrico, que identifica características individuais do usuário.

Fonte: brasileconomico.ig.com.br

Got anything to say? Go ahead and leave a comment!

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Newsletter

E-mail:

Inscrever
Desinscrever

Publicidade