UNISAL abre celebração dos 60 anos

mar 7, 2012 by     No Comments    Posted under: Ações

O UNISAL realiza no dia 12 de março a abertura oficial das comemorações dos seus 60 anos de fundação.

A cerimônia será realizada às 20 horas na Unidade de Lorena, onde começou a história do Centro Universitário Salesiano de São Paulo.

Com a presença do Reitor, P. Ronaldo Zacharias, dos Pró-reitores, de autoridades civis e religiosas, de alunos, ex-alunos, colaboradores, empresários e outros convidados, o UNISAL abrirá os festejos com uma sessão solene, apresentação musical e descerramento da placa comemorativa.

Durante o período de um ano, até março de 2013, serão realizados inúmeros eventos pelos 60 anos, em todas as Unidades do UNISAL.

História

A história do UNISAL começa no dia 12 de março de 1952, quando os salesianos inauguraram a Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena, a primeira criada no Vale do Paraíba.

Inicialmente, a Faculdade destinava-se à formação filosófica e pedagógica dos salesianos, de acordo com informações extraídas do livro “Igreja, Estado, Sociedade e Ensino Superior: A Faculdade Salesiana de Lorena”, de autoria do Prof. Francisco Sodero Toledo.

Nos anos 50, todos os professores eram salesianos, a maioria dos alunos era formada por seminaristas, provenientes das casas de formação salesianas espalhadas pelo País, e o regime em vigor era de internato. Tratava-se de uma Faculdade masculina.

Em 1953, os salesianos criaram a Secção Feminina, atendendo aos pedidos das estudantes de Lorena e cidades vizinhas. A subsede da Faculdade Salesiana começou a funcionar no ano seguinte, com o curso de Pedagogia, em dependências separadas da sede, ficando sob a orientação de Irmãs Salesianas.

Em 1970, a Faculdade Salesiana deixou seu caráter de Faculdade Masculina, passando a receber alunas nos seus cursos, e, em 1975, separou-se de sua subsede, conduzida pelas irmãs, que fundaram uma faculdade autônoma.

Em 1993, a instituição de ensino superior dos padres salesianos transformou-se em Faculdades integradas, ligadas às faculdades salesianas de Americana, Campinas e São Paulo, que formaram, quatro anos depois, o Centro Universitário Salesiano de São Paulo.

O UNISAL foi credenciado pelo Ministério da Educação, por meio de Decreto Presidencial, no dia 24 de novembro de 1997. Atualmente, a Instituição possui cerca de 10 mil alunos, e oferece 48 cursos de graduação, mais de 100 cursos de especialização e os Programas de Mestrado nas áreas de Direito e Educação, nas Unidades de Americana, Campinas, Lorena e São Paulo.

Got anything to say? Go ahead and leave a comment!

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Newsletter

E-mail:

Inscrever
Desinscrever

Publicidade