Redes sociais em favor da Educação

nov 13, 2011 by     6 Comments    Posted under: Destaque, Redes Sociais

Conheça a melhor forma de se relacionar com a turma nas redes sociais e  saiba como o Facebook, o Orkut ou o Twitter podem ser aliados do processo de  aprendizagem

 

 

Você sabe quantos de seus alunos possuem perfis no Orkut, no Facebook ou no Google +? Já experimentou fazer  uso dessas redes sociais para disponibilizar materiais de apoio ou promover  discussões online?

 

Cada vez mais cedo, as redes sociais passam a fazer parte do cotidiano dos  alunos e essa é uma realidade imutável. Mais do que entreter, as redes podem se  tornar ferramentas de interação valiosas para auxiliar no seu trabalho em sala  de aula, desde que bem utilizadas.

 

 “O contato com os estudantes na internet  ajuda o professor a conhecê-los melhor”, afirma Betina von Staa, pesquisadora da  divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Informática. “Quando o professor  sabe quais são os interesses dos jovens para os quais dá aulas, ele prepara  aulas mais focadas e interessantes, que facilitam a aprendizagem”, diz.

 

Se você optou por se relacionar com os alunos nas redes, já deve ter  esbarrado em uma questão delicada: qual o limite da interação? O professor deve  ou não criar um perfil profissional para se comunicar com os alunos? “Essa  separação não existe no mundo real, o professor não deixa de ser professor fora  de sala, por isso, não faz sentido ele ter dois perfis (um profissional e outro  pessoal)”, afirma Betina. “Os alunos querem ver os professores como eles são nas  redes sociais”.

 

Mas, é evidente que em uma rede social o professor não  pode agir como se estivesse em um grupo de amigos íntimos. “O que não se pode  perder de vista é o fato de que, nas redes sociais, o professor está se expondo  para o mundo”, afirma Maiko Spiess, sociólogo e pesquisador do Grupo de Estudos  Sociais da Ciência e da Tecnologia, da Universidade Estadual de Campinas  (Unicamp). “Ele tem que se dar conta de que está em um espaço público  frequentado por seus alunos”.

 

Por isso, no mundo virtual, os professores  precisam continuar dando bons exemplos e devem se policiar para não  comprometerem suas imagens perante os alunos. Os cuidados são de naturezas  diversas, desde não cometer erros de ortografia até não colocar fotos  comprometedoras nos álbuns. “O mais importante é fazer com que os professores se  lembrem de que não existe tecnologia impermeável, mas comportamentos adequados  nas redes”, destaca Betina von Staa.

 

A seguir, listamos cinco formas  de usar as redes sociais como aliada da aprendizagem e alguns cuidados a serem  tomados:

1. Faça a mediação de grupos de estudo
Convidar os alunos de séries diferentes para participarem de grupos de estudo  nas redes – separados por turma ou por escolas em que você dá aulas -, pode  ajudá-lo a diagnosticar as dúvidas e os assuntos de interesse dos estudantes que  podem ser trabalhados em sala de aula, de acordo com os conteúdos curriculares  já planejados para cada série.

 

 

Os grupos no Facebook ou as comunidades do Orkut podem ser concebidos como  espaços de troca de informações entre professor e estudantes, mas lembre-se:  você é o mediador das discussões propostas e tem o papel de orientar os  alunos.

 

 

Todos os participantes do grupo podem fazer uso do espaço para indicar links  interessantes ou páginas de instituições que podem ajudar em seus estudos. “A  colaboração entre os alunos proporciona o aprendizado fora de sala de aula e  contribui para a construção conjunta do conhecimento” explica Spiess.

2. Disponibilize conteúdos extras para os alunos

As  redes sociais são bons espaços para compartilhar com os alunos materiais  multimídia, notícias de jornais e revistas, vídeos, músicas, trechos de filmes  ou de peças de teatro que envolvam assuntos trabalhados em sala, de maneira  complementar.

 

“Os alunos passam muitas horas nas redes sociais, por isso, é mais  fácil eles pararem para ver conteúdos compartilhados pelo professor no ambiente  virtual”, diz Spiess.

 

 

Esses recursos de apoio podem ser disponibilizados para os alunos nos grupos  ou nos perfis sociais, mas não devem estar disponíveis apenas no Facebook ou no  Orkut, porque alguns estudantes podem não fazer parte de nenhuma dessas redes.  Para compartilhar materiais de apoio e exercícios sobre os conteúdos trabalhados  em sala, é melhor utilizar espaços virtuais mais adequados, como a intranet da  escola, o blog da turma ou do próprio professor.

 

3. Promova  discussões e compartilhe bons exemplos
Aproveitar o tempo que os  alunos passam na internet para promover debates interessantes sobre temas do  cotidiano ajuda os alunos a desenvolverem o senso crítico e incentiva os mais  tímidos a manifestarem suas opiniões. Instigue os estudantes a se manifestarem,  propondo perguntas com base em notícias vistas nas redes, por exemplo. Essa pode  ser uma boa forma de mantê-los em dia com as atualidades, sempre cobradas nos  vestibulares.

 

4. Elabore um calendário de eventos
No Facebook, por meio de ferramentas como “Meu Calendário” e “Eventos”, você  pode recomendar à sua turma uma visita a uma exposição, a ida a uma peça de  teatro ou ao cinema. Esses calendários das redes sociais também são utilizados  para lembrar os alunos sobre as entregas de trabalhos e datas de avalições.  Porém, vale lembrar: eles não podem ser a única fonte de informação sobre os  eventos que acontecem na escola, em dias letivos.

 

5. Organize  um chat para tirar dúvidas
Com alguns dias de antecedência,  combine um horário com os alunos para tirar dúvidas sobre os conteúdos  ministrados em sala de aula. Você pode usar os chats do Facebook, do Google Talk,  do MSN ou até mesmo organizar uma Twitcam  para conversar com a turma – mas essa não pode ser a única forma de auxiliá-los  nas questões que ainda não compreenderam.

 

A grande vantagem de fazer um chat para tirar dúvidas online é a facilidade  de reunir os alunos em um mesmo lugar sem que haja a necessidade do deslocamento  físico. “Assim que o tira dúvidas acaba, os alunos já podem voltar a estudar o  conteúdo que estava sendo trabalhado”, explica Spiess.

 

 

Cuidados  a serem tomados nas redes
– Estabeleça previamente as regras  do jogo
Nos grupos abertos na internet, não se costuma publicar um  documento oficial com regras a serem seguidas pelos participantes. Este “código  de conduta” geralmente é colocado na descrição dos próprios grupos. “Conforme as  interações forem acontecendo, as regras podem ser alteradas”, diz Spiess. “Além  disso, começam a surgir lideranças dentro dos próprios grupos, que colaboram com  os professores na gestão das comunidades”. Com o tempo, os próprios usuários vão  condenar os comportamentos que considerarem inadequados, como alunos que fazem  comentários que não são relativos ao que está sendo discutidos ou spams.

 

– Não exclua os alunos que estão fora das redes  sociais
Os conteúdos obrigatórios – como os exercícios que serão  trabalhados em sala e alguns textos da bibliografia da disciplina – não podem  estar apenas nas redes sociais (até mesmo porque legalmente, apenas pessoas com  mais de 18 anos podem ter perfis na maioria das redes). “Os alunos que passam  muito tempo conectados podem se utilizar desse álibi para convencer seus pais de  que estão nas redes sociais porque seu professor pediu”, alerta Betina.

 

 

A mesma regra vale para as aulas de reforço. A melhor solução para esses  casos é o professor fazer um blog e disponibilizar os materiais didáticos nele  ou ainda publicá-los na intranet da escola para os alunos conseguirem acessar o  conteúdo recomendado por meio de uma fonte oficial.

 

 

Com relação aos pais, vale comunicá-los sobre a ação nas redes sociais  durante as reuniões e apresentar o tipo de interação proposta com a turma.

 

 

Fonte: Daniele Pechi – Revista Nova Escola

6 respostas para “Redes sociais em favor da Educação”

  1. jose felicio manocchio disse:

    Bastante oportuna essa discussão e muito boas as orientações.
    Abraços
    Prof. Felício

  2. Prof. Daniel J. de Freitas disse:

    Explendidas as orientações.
    Vou aplicar com meus alunos.

    Prof. Daniel

  3. Prof. Daniel J. de Freitas disse:

    Explendidas as orientações. Vou experimentar com meus alunos.

    Prof. Daniel

  4. Adriano disse:

    Compartilho destas idéias, já aplico algumas em sala de aula e defendo a ideia e divulgo formas de interação entre a escola e as gerações Y e Z.
    Realizamos apoio e consultoria para escolas. Convido-os a participar do nosso grupo de discussões (iformação) no linkedin.
    Parabéns pelo artigo

    Adriano Gama Filho
    CEO Iformação ensino online

  5. Braz disse:

    Muito legal o texto, vou divulgar, sds

  6. André disse:

    Um livro muito bom que estou lendo sobre o tema é:
    “A Utilização das Redes Sociais na Educação”

    http://clubedeautores.com.br/book/50369–A_Utilizacao_das_Redes_Sociais_na_Educacao

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