Parceria disponibiliza dados do ensino…

out 20, 2011 by     No Comments    Posted under: Destaque, Gestão Educacional, Notícias

Semesp e ABMES lançam o Sindata com informações de IES do Brasil todo sobre matrículas, bolsas de estudos, vagas oferecidas, tipos de processos seletivos, quantidade de professores com mestrado e doutorado, infraestrutura, dentre outras

O Sindata – Sistema de Informações do Ensino Superior Particular, ferramenta de gestão especialmente desenvolvida pelo Semesp para as instituições particulares de ensino superior do estado de São Paulo, vai disponibilizar seus dados para IES de todo o Brasil e receber, diretamente, informações dos mantenedores das IES dos demais Estados, aumentando sua base de dados.

Esta ampliação do universo de IES atendidas pelo Sindata é resultado de uma parceria firmada entre o Semesp e a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), para levar as informações sobre matrículas, bolsas de estudos, vagas oferecidas, tipos de processos seletivos, quantidade de professores com mestrado e doutorado, infraestrutura, etc. para todas as IES em todo o país, as quais poderão, ainda, comparar os resultados com os dados inseridos diretamente no Sistema pelas associadas entre os anos de 2000 a 2009, a exemplo do que já fazem as IES do Estado de São Paulo filiadas ao Semesp.

Alimentado diretamente pelas mantenedoras, o sistema do Sindata não exige mais o preenchimento de formulários, já utiliza os mesmos arquivos do Censo da Educação Superior. Com garantia de sigilo total para as participantes, o Sindata está organizado em Graduação Presencial, Graduação a Distância, Extensão Universitária, Dados de Pessoal, Dados de Infraestrutura e Dados Financeiros, dentre outros.

Para o presidente do Semesp, prof. Hermes Ferreira Figueiredo, a parceria entre Semesp e ABMES contribuirá ainda mais para o planejamento das IES brasileiras . “Esses dados sobre as variáveis e as especificidades do setor educacional, além de poderem ser partilhados por todas as IES brasileiras vinculadas ao Semesp e à ABMES, permanecerão à disposição para subsidiar todo o planejamento estratégico do setor”, avalia o educador.
Além de apresentar um panorama global do ensino superior particular brasileiro, o Sindata também possibilita o acompanhamento da evolução do contexto regional em que as IES estão inseridas, fornecendo informações fundamentais para a sustentabilidade empresarial do setor.

“Através da análise e interpretação dos índices gerados pelo Sindata, pode-se ainda traçar uma radiografia da realidade e da dinâmica do segmento privado de ensino superior, elaborar projeções de cenários e medir seu impacto no dia-a-dia das IES”, explica o diretor executivo do Semesp e idealizador do sistema, Rodrigo Capelato.

Para acessar o Sindata é necessário login e senha. Caso sua IES ainda não os possua, entre em contato através do e-mail: sindata@semesp.org.br.

Fonte: abmes.org.br

Got anything to say? Go ahead and leave a comment!

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Newsletter

E-mail:

Inscrever
Desinscrever

Publicidade