Universidades lideram contratações

out 17, 2011 by     No Comments    Posted under: Destaque, Notícias

Principal exceção no programa de ajuste fiscal deste ano, que proibiu contratações na maior parte dos ministérios, as universidades vão receber dois de cada três servidores admitidos por concurso público no governo Dilma Rousseff.

A informação é da reportagem de Gustavo Patu e Larissa Guimarães publicada na edição desta segunda-feira da Folha. A reportagem completa está disponível para assinantes do jornal e do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

Levantamento feito pela Folha mostra que, de janeiro a agosto –quando foram contratados no total 16.309 servidores–, 4.204 professores e outros 6.669 funcionários ingressaram nos quadros das instituições de ensino superior mantidas pela União.

As universidades já puxavam o crescimento do funcionalismo no governo passado, mas as proporções nunca foram tão altas como agora.

O censo do ensino superior realizado em 2009 pelo MEC apontou 72,2 mil docentes em atividade para 752,8 mil matrículas na rede federal, o que significa uma relação de um professor para 10,4 alunos. Esse número é comparável ao praticado em países muito mais ricos, como Japão, Noruega e Islândia.

Fonte: folha.uol.com.br/saber/

Got anything to say? Go ahead and leave a comment!

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Newsletter

E-mail:

Inscrever
Desinscrever

Publicidade