PUCPR envolve alunos em campanha

set 22, 2011 by     No Comments    Posted under: Campanhas, Destaque

De forma inédita, instituição incentivou alunos a produzir e divulgar  campanha nas redes sociais, antes de ela ser veiculada nas mídias tradicionais. O resultado foi uma “viralização” do making off das peças

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) inovou na criação da próxima campanha do Vestibular de Verão 2012 ao envolver os seus alunos no processo de criação das peças publicitárias e também na divulgação da produção da campanha, em primeira mão, pelas redes sociais. O resultado deste trabalho foi uma “viralização” de todo o making off da campanha pelo Twitter, Facebook, Orkut e Youtube e finalizado com a produção das peças, gravação do videoclipe com a “Banda mais Bonita da Cidade” gravado no campus de Curitiba, que vai veicular na internet, e comercial.

De forma inédita, a idéia da PUCPR foi reforçar o fato de que uma Universidade de excelência é constituída a partir de pessoas e, entre os protagonistas principais, estão os alunos. Para isso, as mídias sociais – canais virtuais, preferidos atualmente pelos jovens – revelou detalhes dos bastidores da produção, que se tornou parte da Campanha, elaborada pela Agência Bronx, com produção da Deiró Filmes. A campanha será veiculada em mídias impressas, on line, externa e tv a cabo.

A estratégia da campanha envolveu estudantes dos cinco campi da PUCPR (Toledo, Maringá, Londrina, Curitiba e São José dos Pinhas). Eles participaram de um concurso interno, gravaram depoimentos e apresentaram suas propostas para  a criação das peças publicitárias: filme (fazer parte do casting); vídeoclipe (estudante selecionado elaborou a letra de um música que foi interpretada pela  ‘Banda mais Bonita da Cidade’) e, ainda,  criação do layout para mídia exterior.

Segundo a diretora de Marketing da Associação Paranaense de Cultura (APC), mantenedora da PUCPR, Maysa Simões, o mote da campanha foi Você faz a PUC. A PUC faz você, seguindo uma estratégia de comunicação, iniciada há três anos. “A campanha aproveita um ponto muito característico no DNA da marca PUC, que é o engajamento do aluno. E é exatamente isso que conseguimos traduzir no conceito. Não fizemos uma campanha para eles e sim com eles. Todos os depoimentos são espontâneos, ressalta Maysa.

Mídias sociais na internet no processo de co-criação
Para proporcionar o maior envolvimenot possível e incentivar a participação dos alunos a mostrarem seus talentos, as mídias sociais na internet foram fundamentais em todo o processo, desde a inscrição (http://www.pucpr.br/vestibular), seleção, até o processo final, após início da veiculação. Essa interatividade resultou em posts instantâneos nos canais sociais, desde o momento da inscrição quando foram veiculadas as fotos dos candidatos ao lado de frases divertidas do tipo “Hollywood me aguarde” e “Autógrafos só Amanhã”.

Maysa ainda lembra que a opção pela mídia social como canal de divulgação também remete à participação na campanha da ‘Banda Mais Bonita da Cidade’, banda curitibana que atingiu uma visibilidade imensa por meio da web – o videoclip teve mais de 1 milhão de acessos nas primeiras 48 horas em que foi postado no Youtube. “A ideia da campanha da PUCPR para o vestibular de verão 2012 é a mesma: criada pelos alunos com todo o apoio e orientações da  Universidade na produção, mas com a essência dos estudantes. E as redes sociais foram o canal de propagação”, completa Maysa Simões.

 

Ficha Técnica:
Filme
Agência:
Bronx
Anunciante: PUCPR
Direção de Criação:
Alexandre P. Silveira
Head de criação:
Fabio Duarte
Redação:
Fabio Duarte
Direção de Arte:
Rafael Guth
RTV:
Gabriela Alberti
Mídia:
Poliana Winiarski
Atendimento:
Silvia Watanabe / Guilherme Sanchotene
Aprovação:
Maysa Simões / Silmara Souza
Produtora de vídeo:
Deiró
Diretor de cena:
Marcos Freitas
Produtora de áudio:
U-Dog
Foto
Agência:
Bronx
Anunciante:
PUCPR
Direção de Criação:
Alexandre P. Silveira
Head de criação:
Fabio Duarte
Redação:
Fabio Duarte
Direção de Arte:
Rafael Guth
Art Buyer:
Gabriela Alberti
Produção Gráfica:
Fabio Taborda
Mídia:
Poliana Winiarski
Atendimento:
Silvia Watanabe / Guilherme Sanchotene
Aprovação:
Maysa Simões / Silmara Souza
Fotografia:
Clickcenter
Tratamento de imagem:
Clickcenter

Got anything to say? Go ahead and leave a comment!

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Newsletter

E-mail:

Inscrever
Desinscrever

Publicidade