Harvard usa QR Codes em exposição

ago 21, 2011 by     No Comments    Posted under: Destaque

Biblioteca de Harvard emprega, pela primeira vez, a tecnologia dos QR Codes em uma exposição e revela mensagens escondidas em mapas

Codificar mensagens em mapas, não é nenhuma novidade. O  artifício, utilizado há séculos pelos cartógrafos, tomou ares modernos na mais recente exposição da Biblioteca de Harvard.

>
Em  “Going for Baroque: The Iconography of the Ornamental Map”, a tecnologia dos QR Codes – um tipo de código de barras bi-dimensional – ajuda os visitantes a obter informações adicionais  sobre os mapas expostos.

>
Usando um aparelho smartphone ou outros dispositivos móveis, os visitantes podem tirar fotos dos códigos, que irá encaminhá-los para páginas web que oferecem mais detalhes dos elementos visuais incorporados no mapa. Cada página também inclui links para imagens digitalizadas do mapa completo e links para o registro HOLLIS para cada item.

 

“Esta exposição centra-se em elementos decorativos nos mapas”,  diz Bonnie Burns, bibliotecário para Serviços de Informação Geográfica. “Os QR Codes permitirão aos nossos visitantes examinar esses mapas em uma profundidade maior de detalhes, dando-lhes uma experiência mais rica, mais plena.”

>

Outra tecnologia implantada como parte da exposição permite a fácil visualização dos sites em diversos dispositivos móveis. Usando uma série de ferramentas de código aberto o especialista Enrique Diaz criou um “design sensível” para as páginas. Com essa nova abordagem de web design, as páginas tem  layouts flexíveis ou seja as imagens e a codificação detectam o tamanho da tela e se ajustam automaticamente para o melhor tamanho e resolução de tela.

 

 

Fonte: Harvard Gazette
Junho/2011

Got anything to say? Go ahead and leave a comment!

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Newsletter

E-mail:

Inscrever
Desinscrever

Publicidade