Pró-reitora do UNISAL sugere ações às IES

ago 15, 2011 by     No Comments    Posted under: Ações, Destaque, Notícias

Pró-reitora Acadêmica do UNISAL sugere ações às IES em entrevistas à Revista Ensino Superior.

A Pró-reitora Acadêmica do UNISAL, Profa. Romane Fortes Bernardo, contribui para a reflexão e o debate sobre planejamento, gestão e avaliação de IES (instituições de ensino superior) em duas edições da Revista Ensino Superior, de junho e de julho deste ano, para as quais concedeu entrevistas.

Na edição de junho, número 153, Romane apresenta algumas estratégias adotadas pelo UNISAL diante do desafio de manter a saúde financeira da instituição “sem perder de vista sua essência, que é a educação, e principalmente sem descuidar da qualidade ou prejudicar investimentos em pesquisa”, questão colocada pela revista na matéria intitulada “Em busca do equilíbrio”.

A Pró-reitora do UNISAL cita os patrocínios de salas de aula, com painel e logomarca da empresa, que “podem dar resultados financeiros e maior visibilidade à instituição, assim como acordos científicos” e, nesse caso, lembra a ”parceria com a IBM Brasil que possibilitou a introdução de um robô industrial no laboratório” da Unidade São José/Campinas-SP.

Uma melhoria nos resultados financeiros também pode ser alcançada, afirma Romane, com a “organização modular para os cursos de pós-graduação”. Para ela, essa medida “beneficia o corpo docente e também torna mais flexível o ingresso dos alunos no curso”. No entanto, alerta a Pró-reitora, uma reestruturação curricular da graduação e de cursos tecnológicos exige muita prudência para que não desrespeite as exigências do MEC.

Já na edição de julho da Revista Ensino Superior, nº 154, Romane foi entrevistada na matéria “Planejar e avaliar”, que apresenta as propostas que a Pró-reitora Acadêmica defendeu durante a 7ª edição das Jornadas Regionais do Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo).

Para ela, uma gestão profissionalizada, focada em resultados, contribui na avaliação institucional. E gestão profissional, explica, é a busca pela inovação, é “saber cooperar, agir em sinergia com as equipes e partilhar a liderança”.

A revista destaca algumas iniciativas que a Pró-reitora Acadêmica do UNISAL sugere às instituições para que obtenham boa pontuação na avaliação do MEC:

• Acessibilidade em todos os ambientes;

• Obediência aos direitos dos portadores de necessidades especiais;

• Oferecimento de cursos de nivelamento;

• Política de atendimento ao estudante e

• Titulação do corpo docente.

Romane acredita que “com conhecimento acumulado e mecanismos que inovem a gestão, nunca haverá necessidade de tomar medidas a toque de caixa para se sair bem na avaliação”.

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