Estratégias que geram engajamento social

jul 30, 2011 by     No Comments    Posted under: Destaque, Redes Sociais

As empresas deveriam considerar dia, hora e conteúdo em seus posts no Facebook, porque, segundo pesquisa da Buddy Media, unidade de software de marketing da rede social, o conteúdo postado fora do horário comercial gera índices de engajamento 20% maiores do que a média.

A Buddy investigou posts e níveis de engajamento de mais de 200 clientes durante duas semanas, entre janeiro e fevereiro deste ano, mensurando esse envolvimento pelos comentários e “likes” e levando em conta o tamanho da base de fãs. A análise dos resultados revelou que, apesar de 60% dos posts serem publicados entre 10h e 16h, muitos usuários preferem entrar no site antes ou depois do trabalho, quando a probabilidade de engajamento com os posts de empresas é maior.

Além disso, a pesquisa constatou que às quintas e sextas-feiras os índices são 18% maiores – o que não significa que os posts devam ser publicados apenas nesses dias. Amy Morgan, por exemplo, que é relações públicas, gerente de mídia social da ConAgra Foods e uma das supervisoras do programa Club Mum Facebook para mães da página do Chef Boyardee, disse que os posts da empresa são publicados várias vezes ao dia. “Quando se fala em construir uma comunidade e engajamento, é preciso manter uma conversação consistente. Nossa frequência média no Facebook é de uma ou duas vezes diárias”, ela observou em entrevista ao eMarketer em 22 de fevereiro.

Segundo a Buddy, o conteúdo dos posts é tão importante quanto a frequência da postagem, que em geral determina o nível de engajamento dos fãs. Quanto mais curtos os textos, melhor, porque os de 80 caracteres ou menos produzem 27% mais envolvimento. Da mesma forma que uma pergunta no final de um post, determinadas palavras estimulam o engajamento, particularmente as que fornecem instruções como “like”, “post”, “take” e “coment”.

Na página do Club Mum, disse Morgan, uma forma fácil de gerar comentários é perguntar sobre os filhos das fãs: “Isso torna o relacionamento pessoal, o que permite que a comunidade ajude a construir essa conversação.”

Métricas globais de engajamento de posts no Facebook (fevereiro de 2011)

. 27% de aumento para posts de no máximo 80 caracteres
. 20% de aumento para posts publicados fora do horário comercial
. 18% de aumento para posts publicados às quintas e sextas-feiras, comparados aos outros dias da semana
. 15% de aumento para posts finalizados com uma pergunta
. 18% de redução para os postados aos sábados
. 3,5% de redução para os postados de segunda a quarta-feira

Fonte: Buddy Media, “Strategies for effective Facebook wall posts: a statistical review”, 5 de abril de 2011 / Texto adaptado do E-Marketer

Via – proxxima.com.br

Got anything to say? Go ahead and leave a comment!

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Newsletter

E-mail:

Inscrever
Desinscrever

Publicidade