Universitários representam o Brasil

jul 28, 2011 by     No Comments    Posted under: Notícias

Três alunos do curso de Matemática da PUC-Rio participam a partir desta quinta-feira, 28 de julho, da International Mathematics Competition for University Students 2011 (IMC), que será realizada na Bulgária até 3 de agosto.

Matheus Secco, Renan Henrique Finder, ambos do primeiro período, e Hugo Fonseca, do terceiro período, já colecionam dez medalhas em competições. Hugo conquistou duas: ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e prata na Olimpíada Internacional de Astrofísica, ambas em 2009. Já na Olimpíada Brasileira de 2010, o estudante conquistou Menção Honrosa na categoria Universitário.

Os calouros Matheus Secco e Renan Finder também já se revelam talentos na área, com tão pouca idade. Matheus, que participa da OBM desde 2007 (quando tinha 14 anos), conquistou medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) de 2010, premiação que lhe rendeu bolsa integral para estudar na PUC-Rio. No seu currículo constam mais quatro medalhas: ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e prata na International Mathematical Olympiad (IMO), ambas em 2009, ouro no Desafio de Matemática da PUC-Rio e prata no Desafio de Química, em 2010.

Já Renan, que terminou o ensino médio em 2009, resolveu competir na OBM no ano passado, na categoria universitário, e conquistou uma medalha de ouro. Em seu currículo constam mais duas medalhas: ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática e prata na International Mathematical Olympiad (IMO), ambas em 2009.

“Estamos bastante otimistas. Os três fazem parte de uma elite acadêmica e cabe a nós incentivá-los a competirem cada vez mais. Resultados positivos nesse tipo de olimpíada são muito bem vistos pela academia e ajudam a conseguir bolsas de estudo no exterior”, declara Flávio Abdenur, professor do Departamento de Matemática do CTC/PUC-Rio e atual coordenador do Programa Arquimedes.

A IMC recebe alunos de todo o mundo e cerca de 300 estudantes são premiados, divididos pelas categorias Grand First Prize (cerca de três alunos), First Prize/Medalha de Ouro (uma média de 50 alunos), Second Prize/Medalha de Prata (aproximadamente 80 estudantes), Third Prize/Medalha de Bronze (varia de 70 a 80 alunos) e Honorable Mention/Menção Honrosa (entregue a cerca de 80 candidatos). Diferente do que possa parecer, a competição não é nada fácil. Reúne boa parte da nata internacional dos estudantes universitários de matemática e é extremamente exigente. Os participantes devem resolver duas provas com questões de álgebra, geometria e análise, cujas pontuações somadas determinam os vencedores.

Ao selecionar os alunos para a IMC, o Departamento de Matemática do CTC/PUC-Rio valorizou o desempenho de cada um em sala de aula e nas provas, além dos resultados nas últimas competições que participaram. Os três alunos selecionados entendem tanto do assunto que, coincidentemente, são até bolsistas Arquimedes – uma iniciativa do Departamento de Matemática, que desde 2009 capta junto à iniciativa privada doações que financiam bolsas de R$ 400 mensais para os melhores alunos do seu Bacharelado. No entanto, destes três, Hugo e Renan tiveram que abrir mão do benefício ao ingressarem no Mestrado em Matemática no IMPA (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada), que cursam paralelamente à PUC-Rio.

Fonte: noticias.terra.com.br

Got anything to say? Go ahead and leave a comment!

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Newsletter

E-mail:

Inscrever
Desinscrever

Publicidade