Jovens querem justiça, autenticidade…

jul 27, 2011 by     1 Comment     Posted under: Destaque, Indicadores, Pesquisas

A WMcCann apresenta o resultado do estudo “A Verdade sobre a Juventude Global”, uma pesquisa realizada com 7 mil pessoas entre 16 e 30 anos, conduzida em Abril de 2011 em conjunto com outros escritórios da McCann Worldgroup.

O estudo que incluiu sete mercados – Reino Unido, Estados Unidos, Espanha, China, Índia, Brasil e México – observou as motivações dos jovens ao redor do mundo e procurou revelar o que os fazem ser diferentes das outras gerações anteriores.

 

A pesquisa mostra uma visão regrada pela tecnologia e motivada por três necessidades fundamentais: autenticidade (a necessidade de ver as coisas como elas realmente são), justiça (a necessidade de justiça social ou pessoal, de fazer o que é certo e ser um ativista) e compartilhar (a necessidade de conexão, relacionamentos e comunidade). Essas motivações levam a comportamentos que transcendem fronteiras internacionais.
A tecnologia como o quinto sentido foi algumas das verdades reveladas pelo estudo da WMcCann e do McCann Worldgroup. Mais da metade dos entrevistados (53%), de 16 a 22 anos, disse que abririam mão do seu senso de olfato, mas não abririam mão da tecnologia. Para essa geração, a tecnologia não é um simples adendo, os jovens a utilizam como uma espécie de supersentido que os conecta ao conhecimento, aos amigos e as oportunidades de entretenimento.
Quando perguntados sobre os valores que eles procuram em um melhor amigo, os jovens optaram pelos amigos “verdadeiros”. Escolhido  por 42% dos jovens, o item teve o dobro de respostas em relação a segunda opção considerada mais importante (autenticidade, escolhida por 22% deles). “Verdadeiros” é também a palavra mais aplicada aos jovens quando eles se auto definem – 21% deles escolheram essa opção como uma descrição pessoal.
A justiça é a segunda motivação mais importante para os jovens, escolhida por 52% deles. A maneira pela qual os jovens se qualificam é “diferenciar o certo do errado” (44%). Uma grande porcentagem de jovens diz que a coisa pela qual eles mais querem ser lembrados na vida é “mudar o mundo de uma maneira positiva”. Além disso, os jovens ao redor do mundo têm conhecimento de como as ferramentas das mídias sociais podem atuar e elas são aproveitadas na questão da justiça social. Eles estão usando essas ferramentas para “reimaginar” como a justiça atua e como eles podem tomar medidas quanto a essa questão.
A pesquisa realizada pela WMcCann e mais seis escritórios da Rede também descobriu que para os jovens de hoje tudo gira ao redor da economia social, das pessoas com quem nos relacionamos e com que compartilhamos. Como disse um entrevistado “se não há fotos, não aconteceu”. Considerando que a geração passada focava em cultivar um grupo pequeno de amigos, os relacionamentos entre os jovens de hoje são muito mais complexos. Usando a mídia social, um adolescente é susceptível a gerenciar e manter vários grupos de amizades.
Neste cenário, comenta Aloísio Pinto, VP de Planejamento da WMcCann e coordenador do estudo no Brasil: “Se conectar com amigos estrangeiros substituiu a necessidade de “pertencer” a um grupo fechado de amigos. Essa é a “geração estratégica” que, de forma eficaz, constrói diferentes identidades e avalia a utilidade de conexões específicas. Não é a toa que, globalmente, 47% dos jovens, mais que tudo, querem ser lembrados por suas relações e conexões”.

Fonte: adnews.com.br

1 Comment + Add Comment

  • Muito interessante esse vídeo sobre os jovens e juventude global, o que pensam, como agem e o que esperam uns dos outros.
    Três necessidades fundamentais de nós jovens: autenticidade, justiça e compartilhar. Essas motivações levam a comportamentos que transcendem fronteiras internacionais.

Got anything to say? Go ahead and leave a comment!

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Newsletter

E-mail:

Inscrever
Desinscrever

Publicidade