Unesp ensina receitas médicas legíveis

jul 24, 2011 by     No Comments    Posted under: Carreiras, Destaque, Notícias

O curso de Seleção Racional de Medicamentos e Boas Práticas de Prescrição Médica e Odontológica, criado pela Faculdade de Medicina da Unesp, em Botucatu, pretende por fim à ilegível letra dos médicos e a outras inadequações na prescrição de medicamentos.

 

A iniciativa conta com a parceria do Ministério da Saúde, que irá disponibilizar a todos os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) o conteúdo da disciplina. O curso pretende conscientizar os alunos de que a receita médica é um documento para o paciente e que, por isso, ele precisa entender o que está escrito nela.

 

Segundo estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), metade dos remédios que circulam pelo mundo foram prescritos, são vendidos ou administrados de maneira incorreta. São comuns, de acordo com a entidade, prescrições com doses excessivas ou com medicamentos que podem causar interações perigosas.

No curso, os alunos aprenderão, na teoria, a maneira correta de se preencher um receituário. As abreviaturas (como por exemplo, V.O.) darão espaço para as frases completas (no caso, via oral).

 

 

Fonte: Revista Medicando

Julho/2011

Deixe uma resposta

Newsletter

E-mail:

Inscrever
Desinscrever

Publicidade