Imprensa Editorial ranking cursos Jornalismo

jul 21, 2011 by     No Comments    Posted under: Destaque, Indicadores, Notícias

Com o objetivo de apresentar ao mercado e à área acadêmica um panorama sobre o ensino de jornalismo no país, a IMPRENSA Editorial lança, em outubro, o “Guia IMPRENSA – As melhores faculdades de jornalismo do Brasil”.

O Guia é uma avaliação dos cursos superiores de jornalismo em parâmetros como “Corpo Docente”, “Projeto Pedagógico”, “Experiência Laboratorial” e “Presença no mercado de trabalho” e mapeia todos os cursos de jornalismo no Brasil, primeira iniciativa de avaliação exclusiva desses cursos, com foco em critérios até hoje não explorados pelos organismos que fazem avaliações institucionais.

 

 

O resultado final, a ser publicado em encarte na edição de outubro da Revista IMPRENSA, aponta os 10 melhores cursos nacionais e os rankings regionais, indicando quais faculdades e universidades se destacaram no ensino e na absorção pelo mercado de trabalho. Ao todo, foram avaliadas 220 instituições em todos os estados brasileiros. Em primeiro lugar na pontuação está a Faculdade Casper Líbero (São Paulo, SP), seguida de Universidade de São Paulo (São Paulo, SP), Universidade Católica de Brasília (Brasília, DF), Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Campinas, SP), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (São Paulo, SP), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ), Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo, SP), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Belo Horizonte, MG), Universidade de Brasília (Brasília, DF) e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, RS).

Saiba os cursos de jornalismo mais bem avaliados

 

Curso Estado
01 Faculdade Casper Líbero SP
02 Universidade de São Paulo SP
03 Universidade Católica de Brasília DF
04 Pontifícia Universidade Católica de Campinas SP
05 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo SP
06 Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro RJ
07 Universidade Presbiteriana Mackenzie SP
08 Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais MG
09 Universidade de Brasília DF
10 Pontifícia Universidade Católica do RS RS

*Guia IMPRENSA – As melhores faculdades de jornalismo do Brasil.

 


Importância do Guia
Para o mercado de trabalho, o “Guia IMPRENSA – As melhores faculdades de jornalismo do Brasil” representa um guia de excelência que auxilia na prospecção de novos talentos em todo o país. Ao localizar projetos de excelência no ensino do jornalismo, o ranking revela os pólos de formação de novos jornalistas, com repertório e prática atualizadas e alto nível profissional.

Já para os coordenadores de curso e professores de jornalismo, a avaliação traz os critérios mais importantes para o mercado de trabalho e o desempenho das faculdades em cada um desses critérios. Para os estudantes de jornalismo, ele é um mapa do posicionamento de seu curso e os valores fundamentais para a boa formação na área e, finalmente, para os pré-universitários, é um guia que os ajuda na sua futura escolha da instituição de ensino em jornalismo.

 

 

Como foi feito
Todas as instituições de jornalismo do Brasil podiam participar do ranking. Algumas, no entanto, recusaram-se alegando que participar de um estudo desses não faria parte da política da faculdade, e ainda outras foram desconsideradas, ou porque enviaram dados fora do prazo ou porque esses dados estavam incompletos. A primeira fase do Guia começou há um ano, quando jornalistas freelancers foram contratados para visitar cada uma das faculdades e entrevistar os coordenadores de curso, apurando as condições físicas, o currículo das disciplinas, os projetos de jornal laboratório. Essas informações foram incluídas em um banco de dados, utilizado como referência para ponderar e avaliar os critérios definidos por uma comissão de profissionais das áreas de jornalismo impresso, televisão, rádio, webjornalismo, assessoria de imprensa e do movimento sindical.

Após esse primeiro levantamento, a equipe do Guia estabeleceu uma pontuação específica para os parâmetros e atribuiu notas em cada um dos critérios, analisando os relatórios de visitas. Para isso, utilizou como referência tanto as exigências mínimas do Ministério da Educação quanto as indicações da comissão profissional em cada área de atuação. Por último, IMPRENSA elaborou uma pesquisa amostral no universo de 25,1 mil editores em todo o território brasileiro, perguntando em quais faculdades eles cursaram jornalismo e quais são as instituições de origem por eles preferidas na contratação. A soma de todos esses critérios, com diferentes pesos, gerou o ranking dos cursos de jornalismo do Guia IMPRENSA.

O estudo leva em conta os aspectos acadêmicos, mas também valoriza projetos que tenham o reconhecimento do mercado de trabalho e estejam atualizados com as novas exigências do atual panorama profissional, com as atribuições agregadas ao profissional de jornalismo, os novos postos de trabalho, o domínio das várias plataformas e das tecnologias digitais.

 

 

Fonte: Portal Imprensa

Got anything to say? Go ahead and leave a comment!

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Newsletter

E-mail:

Inscrever
Desinscrever

Publicidade