Foursquare como ferramenta de marketing

jul 18, 2011 by     No Comments    Posted under: Ações

Com dez milhões de usuários em todo o mundo e investimentos crescentes, o Foursquare mostra seu potencial de ferramenta de marketing. A rede social, baseada em geolocalização e acessada principalmente em smartphones, permite que o relacionamento com o público extrapole o virtual e incentiva os clientes a frequentarem – fisicamente – os estabelecimentos.

O usuário pode compartilhar sua localização fazendo um “check-in” por meio de um aplicativo ou pelo site da ferramenta. Também é possível fazer comentários e acessar a opinião de outras pessoas que fizeram “check-in” no mesmo local, formando uma rede de indicações e gerando exposição gratuita para as marcas.

Uma das grandes sacadas do Foursquare é a usabilidade com dinâmica de game. Distintivos (“badges”) são conquistados à medida que determinados objetivos são alcançados pelo usuário. Por exemplo: quanto mais “check-ins” o usuário fizer, mais pontos ganha e, conforme a assiduidade, pode se tornar prefeito (“mayor”) de um local.

Como as empresas podem faturar? Entrando no jogo, as empresas podem engajar o público a atingir uma “badge” específica. Podem ainda incentivar a competição ao premiar o cliente mais fiel com descontos, a exemplo da rede Starbucks, ou com um tratamento VIP, uma vaga no estacionamento ou uma mesa especial. Um case brasileiro é o dos hotéis Pestana, que presenteiam o cliente que fizer mais “check-ins” com um upgrade na categoria de hospedagem paga.

Promoções mais simples, também conhecidas como “specials”, podem ser o diferencial de uma empresa em relação aos concorrentes. Um pequeno brinde em troca de um “check-in” pode ser o fator decisivo na escolha do cliente, que visualiza uma lista dos estabelecimentos cadastrados nos arredores quando acessa o aplicativo e pode calcular qual oferta é a mais vantajosa.

O Brasil é a próxima aposta do Foursquare, startup que vê o crescimento do serviço no país como “orgânico”. A rede cresce por aqui tão rapidamente quanto o acesso à internet por dispositivos móveis. Todos estão atentos – e a sua empresa?

Fonte: hsm.com.br

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