Irã poem fim a divisão por sexos em IES

jul 8, 2011 by     No Comments    Posted under: Notícias

O presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad, ordenou o fim imediato da separação entre mulheres e homens que certas universidades começavam a estabelecer, informou nesta quarta-feira (6) a agência oficial Irna.

“Tomei conhecimento de que em algumas universidades foram organizadas classes não mistas, sem levar em consideração as consequências desta decisão. É necessário impedir imediatamente estas ações superficiais e não científicas”, escreveu o presidente em uma carta aos ministros da Ciência, Pesquisa e Tecnologia, Kamran Daneshju, e da Saúde, Marzieh Vahid Dastjerdi.

Nos últimos meses, a corrente religiosa ultraconservadora que domina o regime iraniano iniciou uma campanha a favor do fim do caráter misto das turmas nas universidades, provocando um grande debate na imprensa e na classe política.

Na terça-feira, Daneshju afirmou que seu ministério não planeja uma separação de sexos nas turmas e rejeitou a ideia de “segregação sexual”.

Ele recordou que alunos e alunas devem apenas sentar em filas separadas nas aulas das universidades.

“Somos contrários à mistura entre homens e mulheres à maneira ocidental, mas ninguém é contra a aquisição de conhecimento pelos estudantes”, disse.

O número de estudantes universitários iranianos aumentou consideravelmente desde a revolução islâmica de 1979.

Segundo a imprensa, há uma década o ensino superior do Irã tem mais mulheres que homens entre os 3,5 milhões de estudantes. O acesso às universidades é obtido por concurso nacional.

No início das aulas em 2011, as mulheres representavam 60% dos estudantes no primeiro ano universitário.

Fonte: g1.com.br

Got anything to say? Go ahead and leave a comment!

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Newsletter

E-mail:

Inscrever
Desinscrever

Publicidade