Como combinar redes sociais e e-mail mkt

jul 8, 2011 by     No Comments    Posted under: Destaque, Redes Sociais, Relacionamento

As redes sociais entraram de vez no cotidiano dos brasileiros, são cada cada vez mais essenciais para a comunicação entre consumidores e marcas.

Agora, elas começam a se combinar com outra ferramenta, já mais conhecida de micro e pequenos empresários: o e-mail marketing.

É esse o “mix” do Grupo Barra on Ice, que atua no mercado de pistas fixas e itinerantes de patinação. Com faturamento médio de R$ 1 milhão por ano, e empresa, que nasceu em 1996, tem, há menos de um ano, contas no Facebook e no Twitter, além de manter um blog corporativo.

“O relacionamento nas redes sociais foi iniciado ao observar a resposta ao e-mail marketing, pois percebemos a necessidade real de troca com os clientes e, ainda, de potencializar uma estratégia de comunicação mais direta com os consumidores”, explica Hélio Cortes, sócio da empresa.

O e-mail marketing funciona como divulgador direto das pistas e traz informações sobre as redes sociais.

“Investimos em marketing, redes sociais, comunicação visual e assessoria de imprensa. Com essas ferramentas unidas ao nosso departamento comercial, vamos aumentar a procura em 30%”, prevê Cortes.

O gerenciamento é feito por uma agência especializada, que administra o conteúdo e desenvolve as estratégias.

Para Bira Miranda, diretor de planejamento da B1 Comunicação e Marketing, o maior desafio das micro e pequenas empresas é ter continuidade e buscar o aprofundamento das estratégias.

“Iniciar é fácil, mas, a médio e longo prazos, é preciso buscar novas formas de fazer, aprender e evoluir.”

Na avaliação de Hegel Vieira Aguiar, gerente de planejamento e comunicação digital da RMA Comunicação e autor do livro Etiqueta 3.0 (editora Évora), antes de aliar as duas estratégias, as micro e pequenas empresas devem manter presença nas redes, ampliando os seus pontos de contato com os clientes nesses canais.

“Os consumidores 3.0 são indivíduos com maior poder de exigir o cumprimento de promessas, o que muda a forma de definir conceitos e ações de marketing. O relacionamento deve ser sustentado por conteúdos relevantes que apóiam os usuários no dia a dia, posicionando a marca nos ambiente digitais”, diz.

INTEGRAÇÃO ENTRE E-MAIL MARKETING E REDES SOCIAIS
– O objetivo do e-mail marketing deve ser extrapolar os limites da caixa de entrada dos usuários, fazendo com que ele provoque discussão positiva sobre o conteúdo em suas redes. A ideia é despertar a curiosidade em outros usuários que tenham afinidade com o conteúdo
– As peças devem ter formato e conteúdo diferenciados e multimídiáticos
– Recursos que permitam a interatividade, como link para o site da campanha, e convergência com as plataformas sociais mais populares entre os brasileiros devem ser estratégias do e-mail marketing
– O e-mail só é bem recebido se não for invasivo –deve ser enviado a clientes ou pessoas que solicitaram informações. “Uma marca que opta por utilizar o e-mail marketing como uma ferramenta eficiente deve concentrar esforços para que a peça surpreenda o cliente a ponto de motivá-lo a compartilhar a experiência”, sinaliza Aguiar

Fonte: Brasil Portais

Got anything to say? Go ahead and leave a comment!

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Newsletter

E-mail:

Inscrever
Desinscrever

Publicidade