PIBID na USF: rumo a uma melhor educação

jul 6, 2011 by     No Comments    Posted under: Notícias

Reafirmando o compromisso com a Educação, a USF vem participando de programas e desenvolvendo projetos que contribuem para a formação de professores. Um deles é o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), programa do governo federal que acolhe projetos de pesquisa e extensão visando melhorar a formação do professor e da escola pública. Na USF, desde setembro de 2010, o PIBID acontece nos Campi Itatiba e Bragança Paulista, no curso de Pedagogia.

Nas duas cidades, uma parceria entre a Universidade e as respectivas secretarias de educação indicaram escolas para realizar o projeto “Parceria Universidade-Escola: uma relação efetiva entre teoria e prática”. A equipe é formada pela coordenadora institucional Luzia Bueno, pelas coordenadoras de área, Regina Célia Grando e Maria de Fátima Guimarães, Profas. do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação. Além de quatro professoras de cada escola e 20 estudantes de Pedagogia de cada Campus. No total, a equipe do PIBID na USF é composta por 51 pessoas, que recebem bolsas da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) para atuarem durante dois anos.

“O projeto vai completar um ano em setembro e já apresenta resultados muitos promissores: os estudantes de Pedagogia estão conhecendo a realidade escolar; os professores das escolas estão desenvolvendo mais projetos de ensino com o auxílio dos estudantes; as crianças estão participando ativamente, inclusive evitando faltar para não perder as atividades; as professoras da Universidade estão conhecendo aspectos do espaço escolar que muito contribuem para o desenvolvimento de suas pesquisas em formação de professores, bem como para que possam rever os cursos de formação de professores na Universidade”, conta a Professora Luzia.

Todos esses resultados foram destacados no I Seminário Interno do PIBID realizado no Campus Itatiba, no último dia 18 de junho. Durante o evento, houve a socialização e a discussão dos vários subprojetos que vêm sendo desenvolvidos nas escolas, pelos alunos bolsistas em parceria com as professoras das escolas. “A riqueza das apresentações e discussões nos trazem a certeza de que esse é um projeto que efetivamente contribui para a formação tanto inicial quanto continuada de professores, além de contribuir para a melhoria no ensino das escolas envolvidas no projeto”, completa a Professora.

O PIBID está permitindo a construção de novos saberes para os professores e sobre os professores, o que resultará em uma nova formação e, consequentemente, uma melhor educação.

Fonte: usf.edu.br

Got anything to say? Go ahead and leave a comment!

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Newsletter

E-mail:

Inscrever
Desinscrever

Publicidade