Copa e Olimpíadas impulsionam cursos

jun 22, 2011 by     No Comments    Posted under: Destaque, Notícias

Copa e Olimpíadas atraem estudantes em busca de colocação profissional mais rápido

>

Jecineide Carvalho, 20, viu na Copa do Mundo uma das principais motivações para estudar hotelaria. Aluna do quarto semestre do curso no Senac-SP, Jecineide já trabalha no hotel Grand Hyatt, na capital paulista, há um ano.

“Optei pelo curso tecnológico por ter menor duração. Assim, consigo entrar no mercado mais rápido e estar preparada até a Copa, que com certeza trará muitas oportunidades”, afirma.

Entre as áreas profissionais em crescimento no país, o turismo é uma das que tem se mostrado mais aquecida, com altos indices de empregabilidade. Segundo o Ministério do Turismo, 7,2 milhões de pessoas trabalham atualmente no setor e esse número só tende a crescer.

Com a aproximação da Copa do Mundo (2014) e das Olimpíadas, no Rio, o setor turístico deve ficar ainda mais em evidência no país.

Somente no Rio, cidade que sediará os Jogos Olímpicos, a previsão é de que 10 mil novos quartos de hotéis estejam prontos até 2016.

“Nossa meta são 4.500 novos quartos já para a Copa e 5500 para as Olimpíadas. Esse crescimento trará a abertura de cerca de 40 mil novos postos de trabalho no setor e eu diria que 60% são voltados para profissionais com curso superior na área”, afirma Alfredo Lopes, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro.

 

“A cada semestre, aproximadamente 30 empresas do setor hoteleiro nos procuraram para selecionar alunos. Da segunda metade do curso em diante, diria que 80% dos alunos já estão atuando no mercado”, informou Eleni Paparounis, coordenadora do curso de tecnologia em hotelaria do Senac-SP.

 

GASTRONOMIA

Outra área que também deve se beneficiar com os eventos é a gastronomia. O aumento do turismo no país vai agravar a falta de mão de obra do setor e o resultado é a criação de mais espaço para profissionais com formação acadêmica.

>

Amanda de Barros Piloto, 22, aluna do quarto semestre de gastronomia no Senac-SP, acredita que o curso é um diferencial. “Eu sei que não sairei do curso como chef de cozinha, mas as aulas dão uma ótima base para quem quer começar na profissão”, declara.

>

 

Fonte: Jornal Folha de São Paulo

Eventos impulsionam procurar por cursos”

Caderno: Vestibular no meio do ano – 22/05/2011

Vanessa Corrêa da Silva

 

 

Got anything to say? Go ahead and leave a comment!

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Newsletter

E-mail:

Inscrever
Desinscrever

Publicidade