IES buscam integração e inovação

jun 20, 2011 by     No Comments    Posted under: Destaque, Eventos, Gestão Educacional, Notícias

Fortalecer a integração entre as Instituições privadas de Ensino Superior e inovar na gestão para melhorar a eficiência operacional e rentabilidade foram algumas das palavras de ordem ouvidas por cerca de 200 executivos do setor de educação, reunidos em São Paulo nesta semana durante o Fórum IES Management.

O Brasil hoje tem apenas 14% da população entre 18 e 24 anos cursando o ensino superior. ”Este número é muito baixo, e superado pelos 17% do Paraguai, 48% da Argentina e pelos mais de 60% do Chile. Para enfrentar os desafios que o crescimento econômico deve impor à sociedade brasileira nos próximos anos, é fundamental mudar este cenário” afirmou o vice-reitor da Uniban, Ellis Brown, na abertura do encontro.

Além de mostrar o grande desafio que o país terá de enfrentar, o executivo da Uniban fez questão de ressaltar a importância do setor privado, responsável por 75% das vagas disponíveis no ensino superior. ”Com esta magnitude, é hora de se fazer ouvir”. Na visão do executivo, ”as instituições privadas devem se organizar institucionalmente para definir uma agenda mínima do setor”.

A consolidação do setor por meio de fusões e aquisições deve conferir uma economia de escala necessária à sobrevivência das instituições, que também precisam enfrentar a questão do financiamento das pesquisas, afirmou Brown. O vice-reitor da Uniban propõe a análise de modelos internacionais, como o da China e da União Europeia, com o Acordo de Bologna.

INOVAÇÃO NA GESTÃO

Dois bons exemplos de inovação em termos de gestão das IES foram apresentados pelo Superintendente de Educação da Universidade Positivo (Curitiba), Paulo Arns, e pela gerente de comunicação da Faculdade São Leopoldo Mandic (Campinas), Tatiana Sabadini.

No caso da Universidade paranaense, Arns explicou que uma alteração na estrutura tradicional de gestão criou clusters, gerenciados pelos coordenadores dos cursos. ”Os coordenadores administram unidades de negócio que englobam os cursos de graduação e especialização, as parcerias com a iniciativa privada e as pesquisas”. Desta forma, a instituição busca diversificar receitas com a perspectiva de chegar a uma fatia de apenas 30% vinda de mensalidades. O restante deve ser obtido com venda de serviços como consultoria, cursos in-company e recursos de pesquisa aplicada.

Outro exemplo típico do que ocorre atualmente no mercado foi dado pela São Leopoldo Mandic. De acordo com analistas do setor, se a IES não se integra aos grandes grupos, deve se especializar para ganhar competitividade e espaço no mercado. É o caso da faculdade de Campinas, criada em 1982 e considerada a melhor faculdade de odontologia do país. A gerente de comunicação da São Leopoldo Mandic, Tatiana Sabadini, explica que a especialização permitiu à instituição conhecer melhor o mercado e oferecer aos alunos uma estrutura que atenda de fato às suas necessidades.

Como exemplo, Tatiana citou a criação de uma agência de viagens dentro da IES. ”Temos 80% dos nossos alunos vindos de outras cidades e Estados. Ao invés de ocupar a central de atendimento com explicações sobre viagens e hospedagem, criamos um serviço que facilita a vida do aluno e lhe oferece auxílio qualificado na compra de passagens e escolha de hotéis” explica.

A especialização da faculdade, aliada à gestão participativa e com políticas bem definidas de manutenção de qualidade e de disseminação dos preceitos exigidos pelo MEC conferiram a São Leopoldo Mandic nota máxima no IGC divulgado anualmente pelo Inep/MEC. Pelo terceiro ano consecutivo, a São Leopoldo classificou-se como a melhor faculdade entre aquelas que apresentam cursos de Odontologia, além de estar entre as dez melhores instituições de ensino superior do país.

O Fórum IES Management aconteceu em São Paulo entre os dias 15 e 17 de junho, por iniciativa da IBC com o patrocínio da Cadsoft, Blackboard, Sungard, Meira Fernandes, Plusoft, Techne, SophiA, Totvs, Rede Mebox, Ideal Invest e Webaula.

Deixe uma resposta

Newsletter

E-mail:

Inscrever
Desinscrever

Publicidade