ESPM: Projeto juventudes brasileiras

mai 31, 2011 by     No Comments    Posted under: Ações, Destaque

Juventude ou Juventudes? O que une e o que separa as diversas gerações jovens? Quantas gerações cabem na ideia contemporânea de juventude? O que os estudiosos refletem sobre a juventude dos dias atuais? E o que jovens realmente pensam sobre o que se afirma sobre eles? Estes são alguns dos questionamentos que servirão para nortear o novo projeto da ESPM e do Globo Universidade: o “Juventudes Brasileiras”, com início no mês de maio e com encontros gratuitos ao longo do ano em São Paulo e Rio de Janeiro.

O objetivo é apresentar temas sobre a juventude numa perspectiva acadêmica e submetê-los à visão de jovens de diferentes segmentos sociais, oferecendo ao público a possibilidade de reflexão a respeito do cenário atual, do futuro destas gerações e da pluralidade deste universo.

O primeiro evento da série  terá como tema “Jovens e Música” e acontece no dia 30 de maio, segunda-feira, às 19h, na Livraria Cultura – Conjunto Nacional –  Teatro Eva Herz, em São Paulo. No dia seguinte, 31 de maio, às 19h, a discussão acontece no auditório da ESPM-RJ, que fica na Rua do Rosário, 90 – Rio de Janeiro.

Na capital paulista, o evento contará com a contribuição dos palestrantes Lívia Barbosa antropóloga e pesquisadora do Centro de Altos Estudos da ESPM,  e Dodô Azevedo, músico, DJ, IPoder e professor de filosofia e dos jovens Paula Reis, que faz aula de canto e gosta de pop, R&B e blues; Thiago Melo, toca profissionalmente e gosta de jazz e MPB; e Rodrigo Santos “Tuchê”, MC da Casa do Hip-Hop de Diadema.

No Rio de Janeiro, além da apresentação da pesquisadora Lívia Barbosa e do músico Dodô Azevedo, o debate contará com as análises de Santuza Naves (PUC-Rio), socióloga e pesquisadora da área de Antropologia da Música; e dos jovens Luiza Campos, aluna de Administração da ESPM-RJ e estagiária da Som Livre, Leonardo Drummond, aluno de Desenho Industrial da PUC-Rio e baixista, e Allyson Alves Coelho, aluno de História da UGF e participante do projeto de música Tear.

Na ocasião, os participantes abordarão temas como: as práticas musicais dos jovens, portabilidade e desmaterialização do consumo de música e a diferença entre tribalismo e onivorismo musical. Entram no debate, ainda, assuntos como a variação do gosto musical ao longo da vida dos jovens, os gostos musicais entre as gerações, as diferenças e aproximações dos gostos musicais de pais e filhos e a revolução do ouvir música trazida pela tecnologia digital.

Saiba mais sobre projeto – Com uma proposta inovadora, o “Juventudes Brasileiras” permitirá a troca de experiências entre acadêmicos e jovens, dando voz às suas opiniões e seus pensamentos. Assim, cada evento será uma combinação dinâmica dos diferentes atores que compõem os debates, ao promove a interação e rompendo com a passividade que permeia eventos como seminários, cursos e palestras.

A introdução de jovens (entre 18 e 25 anos) como participantes do debate traz a oportunidade destes expressarem suas perspectivas sobre o que o mundo acadêmico divulga acerca do significado do que é ser jovem na sociedade contemporânea.

O projeto contemplará ainda mais cinco temas até o final do ano. São eles: Jovens e Relações Afetivas; Jovens, Moda e Marcas; Juventude, Consumo e Cidadania; Jovens e Esporte; e Jovens, Conhecimento e Carreira.

Informações:
Projeto: “Juventudes Brasileiras” – Parceria ESPM e Globo Universidade
Tema: Jovens e Música

São Paulo

Dia 30 de maio, segunda-feira, às 19h
Livraria Cultural – Teatro Eva Herz
Conjunto Nacional: Av. Paulista, 2073 – Bela Vista – São Paulo / SP
Entrada franca mediante inscrições no site www.espm.br
Mais informações pelo telefone (11) 5085-4600

Rio de Janeiro:
Dia 31 de maio, terça-feira, às 19h
ESPM-RJ – Auditório
Rua do Rosário, 90 – Centro
Entrada franca mediante inscrições no site www.espm.br
Mais informações pelo telefone (21) 2216-2002

Deixe uma resposta

Newsletter

E-mail:

Inscrever
Desinscrever

Publicidade

Threesome
Creampie
Blowjob
Threesome
Orgy
Threesome
Threesome
Anal
Blowjob
Orgy