Estudante cria rede social para UFRJ

mai 5, 2011 by     1 Comment     Posted under: Destaque, Notícias, Redes Sociais

RIO – Arthur Jacob não tem pretensões de virar um novo Mark Zuckerberg, mas criou uma rede social muito útil para os estudantes da UFRJ. Aluno de Rádio e TV, o paulistano, que sempre enfrentou problemas no sistema online de inscrição em disciplinas, inventou o SIGA Social (SS). No site, todos podem pedir ajuda aos colegas universitários e tirar dúvidas sobre se vale a pena cursar uma determinada matéria, se aquele professor é bom e, de quebra, descobrir quem serão seus companheiros de turma.

O nome é inspirado no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga), através do qual os alunos da UFRJ se inscrevem – ou ao menos tentam se inscrever – nas disciplinas de seus cursos.

– Peguei a lista dos 88 cursos no site da UFRJ. No SS, cada disciplina tem sua página para comentários. É uma mistura de rede social com utilidade pública, para achar informações e resolver problemas da vida acadêmica – explica Arthur.

– A avaliação das disciplinas e dos professores pelos alunos é importante. É legal a ideia de levar para a internet, de maneira respeitosa, a conversa de corredor e bar sobre esses assuntos. O próprio Siga criou um sistema de avaliação no último semestre, mas a adesão foi muito baixa. É fundamental divulgar essas iniciativas – diz Ivana.

Se depender de Arthur, a rede social não vai se limitar ao período de inscrições em disciplinas. O SS já está na versão “beta”, e ele prepara inovações:

– Vamos adicionar novos recursos nos próximos meses. Vários professores usam o Yahoo Grupos e blogs para divulgar o conteúdo de disciplinas. A ideia é incorporar esse conteúdo e transformar o SS numa extensão virtual do campus.

O SS deu tão certo que, logo no seu primeiro período de inscrições, teve adesão de mais de 1.100 universitários de 72 cursos diferentes: 25% dos usuários são de Engenharia; 23%, de Comunicação, 7%, de Direito; e 5%, de Arquitetura. Os outros cursos têm 4% ou menos.

Bruna Viglio, estudante de Psicologia, descobriu o SS pelo Facebook e curtiu.

– O Siga é burocrático, e às vezes a ementa não tem nada a ver com a matéria. Já o Siga Social é genial: ajuda a saber se o professor é bom, se dá trabalho ou prova… Se todo mundo aderir, vai ser ótimo para os alunos – diz Bruna.

A iniciativa também foi aprovada por Ivana Bentes, diretora da Escola de Comunicação da UFRJ.

>

Fonte: Caderno de Educação do Jornal O Globo

13/04/2011

1 Comment + Add Comment

Got anything to say? Go ahead and leave a comment!

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Newsletter

E-mail:

Inscrever
Desinscrever

Publicidade