UNILA usa redes sociais para auxiliar alunos

abr 27, 2011 by     1 Comment     Posted under: Destaque, Notícias, Redes Sociais, Relacionamento

Antes de virem à UNILA, a Internet – por meio do site e das redes sociais Facebook, Orkut e Twitter – foi o meio que muitos dos novos alunos encontraram para tirar dúvidas, trocar ideias e conhecer os futuros colegas. Houve também quem tomasse a decisão de vir à Universidade depois de pesquisar e coletar informações na Rede.

>

Foi o caso do estudante Renan Pinna, que estava em dúvida se continuava seu curso de Ciências Sociais na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) ou se optava pelo curso de Antropologia na UNILA. No momento de indecisão, recorreu à Internet – site, mídias sociais e chat – para escolher seu futuro acadêmico.

>

Ele é um dos 242 alunos brasileiros que não são de Foz do Iguaçu e fizeram pré-matrícula na UNILA. Renan conta que, pela distância, as mídias sociais foram os principais meios que encontrou para obter mais informações sobre a Universidade e, assim, decidir pela sua vinda. “Troquei muitos e-mails, me informei pelo twitter e usei o Facebook pra conversar com alunos e professores”, relata.

Da parte da docência, recebeu a informação que seu curso trabalharia com a interdisciplinaridade e interculturalidade. E, por meio dos estudantes veteranos, soube que estavam motivados. “Saber de tudo isso me fez arriscar e vir ”, conta.

>

UNILA no Orkut

Entre os estudantes brasileiros, a mídia social Orkut foi a mais utilizada para debater assuntos sobre a UNILA. “O Facebook usei mais pra me comunicar com alunos estrangeiros, o Orkut é dominado pelos brasileiros”, conta Nasser Mohamed, um dos estudantes selecionados e dos mais ativos na comunidade do Orkut sobre a Universidade.

>

Mohamed conheceu diversos alunos calouros no Orkut e, por meio dele, convidou três estudantes para dormir na casa de parentes. Eles chegaram antes do início da matrícula e não tinham onde ficar.  Entre eles, estava o paulista e aluno de Ciências da Natureza Jhony da Silva.“Acredito que o início da integração entre os alunos se deu a partir das mídias sociais”, conta o convidado.

>

De fato, isso ocorreu com a estudante de História Rosana Mioto. “O Orkut me ajudou a conhecer mais as pessoas, fazer amizades e tirar dúvidas. Além disso, por meio dele combinei com estudantes que moram próximos pra virmos juntos, de ônibus, até Foz do Iguaçu”, relata.

>

A chegada dos alunos foi marcada pela recepção dos veteranos que, também por meio do Orkut, souberam dos horários da vinda dos novos estudantes e se mobilizaram para recebê-los na rodoviária e aeroporto.

>

O Orkut foi ainda um meio para combinar festas, discutir assuntos de matrícula e principalmente sobre a residência estudantil. “Havia muita preocupação de como seria a assistência, onde iríamos morar, como chegar à residência. E lá discutimos e tiramos muitas dúvidas”, diz Leonard Freeman, que é de São Paulo e veio à UNILA para cursar Geografia.

>

Estudantes uruguaios unidos pela rede

Um grupo formado por cerca de 40 alunos uruguaios se reuniu na Rede, por meio do Facebook, para trocar informações e tirar dúvidas sobre a UNILA. “No meu caso, a comunidade foi muito útil pra eu saber sobre os trâmites legais, quais documentos seriam necessários pra vir à UNILA”, conta o estudante Roberto Mineto, que veio da cidade de Frai Bentos, interior do Uruguai.

>

A uruguaia Lucia Marín também fez parte dessa comunidade virtual, que foi criada principalmente para ajudar os novos alunos. “Saber que havia pessoas do mesmo país e dispostas a ajudar me deu mais segurança pra vir”, conta a recém-chegada.

>

>

Sobre a UNILA

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana é uma instituição de ensino superior preocupada com a criação de um ambiente multicultural e interdisciplinar capaz de produzir profissionais e pesquisadores voltados para o desenvolvimento econômico, social, cultural e político do continente, num espírito de igualdade entre todos os povos e culturas do continente.

A estrutura acadêmica da UNILA, da graduação à pós-graduação, é constituída pelo Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA) que, além de unidade precursora, tem um papel transversal na interface com os outros quatro Institutos.

>

>

Fonte: Site UNILA

1 Comment + Add Comment

Got anything to say? Go ahead and leave a comment!

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Newsletter

E-mail:

Inscrever
Desinscrever

Publicidade