Entrevista: Stephania Fincatti – Gerente…

abr 18, 2011 by     1 Comment     Posted under: Destaque, Entrevistas

Confira a entrevista com Stephania Fincatti, Gerente de Relacionamento e Comunicação Web do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional.


MKTnasIES: Qual a importância hoje, do marketing nas IES?  E como é estruturada a área de marketing na Universidade Cruzeiro do Sul?

Stephania Fincatti: Tivemos uma mudança na percepção do marketing nas IES. Podemos dizer que, há algum  tempo, o marketing era visto com o único objetivo de divulgar o vestibular para atrair novos alunos. Hoje, temos esse papel ampliado na participação das ações de todas as áreas e setores e nas funções de retenção de alunos e planejamento de ações integradas com o meio acadêmico.

As ações de comunicação são voltadas para a construção da imagem da instituição com uso das várias ferramentas e meios de comunicação existentes, retenção de alunos, divulgação de serviços e programas, atendimento às demandas internas, além das campanhas do Vestibular e Pós-graduação.

Nossa área está estruturada para dar suporte nas divulgações e atender as demandas internas  e externas vindas da área acadêmica e demais setores de cada instituição que integra o  Grupo Cruzeiro do Sul Educacional (Universidade Cruzeiro do Sul  – SP/SP, Centro Universitário Módulo – Caraguatuba/SP e Centro Universitário do Distrito Federal -Brasília/DF). Temos profissionais multifuncionais que atuam na criação de comunicações e estratégias para os dois tipos de necessidades de comunicação: offline e online, além de contarmos com empresas parceiras para algumas demandas. Nossa comunicação é realizada de forma integrada entre os departamentos que se relacionam com o público, para assegurar a adequação e fidelidade da informação.

MKTnasIES: A evasão no ensino superior é um problema que vem afetando as universidades há alguns anos. Mesmo com os programas de financiamento estudantil, não está fácil manter os alunos nas universidades. Com base nesse cenário quais ações a Universidade Cruzeiro do Sul vem realizado para minimizar esse déficit?
Stephania Fincatti: Focamos em estratégias de retenção e de fidelização da nossa comunidade interna. Atuamos com várias formas de relacionamento por meio de emails, redes sociais, ouvidorias e comunicações via SMS, sempre com o intuito de manter nosso público atualizado com as principais informações da IES. Esse contato é importante e gera uma aproximação com o nosso público. A intenção é deixar a marca mais próxima dele.  Através dessas ações conseguimos identificar algum ruído na comunicação e muitas vezes prever alguma insatisfação. Assim, contribuímos com a retenção. Além disso, participamos ativamente de ações alinhadas com as áreas acadêmicas e financeiras voltadas aos alunos, como, por exemplo, divulgação dos Financiamentos Estudantis.

MKTnasIES: Com base em sua palestra no SADEBR2010 “Fazer em casa ou contratar terceiros?”. Conte-nos um pouco sobre os motivos e limitações que levaram a essa decisão e quais serviços são terceirizados?
Stephania Fincatti: Terceirizar a atuação em alguma atividade varia conforme a necessidade e a maturação de cada área e empresa. Em nosso caso, essa decisão foi tomada levando em consideração critérios como a estrutura interna da área, o volume de atividades e até a multifuncionalidade dos profissionais que trabalham no setor, entre outros dados.  Temos uma estrutura interna enxuta e isso dificulta a possibilidade de designar um profissional para a gestão digital. Sendo assim, buscamos empresas especializadas em comunicação digital, que contam com  profissionais dedicados ao trabalho com ações que envolvem relacionamento nos diversos canais online e também na compra de mídia.

MKTnasIES: No mundo atual, onde tudo muda muito rapidamente, um dos principais desafios enfrentados pelas IES é questão da gestão, sincronia e otimização das informações. Como a Universidade Cruzeiro do Sul lida com essa situação frente à variedade de cursos oferecidos e a abrangência do público-alvo?
Stephania Fincatti: A tecnologia é nossa aliada e a utilizamos em nossos processos. A necessidade de atualização é constante, seja de conteúdo quanto de comunicação, mas hoje criamos um fluxo consistente de atualização e de divulgação de informações para o nosso público

MKTnasIES: No que diz respeito à gestão de relacionamento com ex-alunos, como é trabalhada a fidelização? Quais ações e ferramentas são utilizadas nesse processo?
Stephania Fincatti: Inicialmente, nós não chamamos de ex-alunos e sim de alunos formados, graduados ou egressos. Nessa visão, ele sempre continua sendo um aluno e tendo um vínculo com a instituição. Temos uma área nas IES dedicada a trabalhar com os graduados. Essa área promove um relacionamento constante com eles via email, site e também gera eventos de interesse para esse público. Temos como exemplo o Abril para Egressos, um evento que ocorreu no último dia 16. Essas iniciativas têm como objetivo aproximar o aluno formado da IES. A intenção é ser um “facilitador de networking”, agregar conhecimentos e acompanhá-los em sua carreira profissional.

Uma Resposta para “Entrevista: Stephania Fincatti – Gerente…”

  1. […] e nas funções de retenção de alunos e planejamento de ações integradas com o meio acadêmico. Leia mais em Categoria: Sem categoria  Tags: ações, IES, Marketing Digital, […]

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