UNISAL recebe prêmio de cidadania

abr 13, 2011 by     No Comments    Posted under: Ações, Destaque

A Câmara Municipal de Americana realizou  a entrega do Prêmio de Cidadania “Trote Solidário”, oferecido anualmente pela casa e motivado por um projeto de decreto legislativo do vereador Capitão Crivelari . Três instituições de ensino se inscreveram e desenvolveram projetos sociais envolvendo os alunos veteranos e calouros, em uma ação que substituiu a violência do chamado trote, por ações como arrecadação de donativos.

Participaram da solenidade o presidente da Câmara Municipal de Americana, Antonio Carlos Sacilotto , os vereadores Adelino Leal ,Divina Bertalia , Capitão Crivelari, Odair Dias , o membro da comissão julgadora Daniel Coimbra de Souza, os representantes das instituições de ensino inscritas e alunos que participaram das atividades.

A vencedora do prêmio foi o Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal), que desenvolveu com os alunos o projeto “Trote do Bem”. Dividido em duas partes – “Mostra Criativa”, implantada há cinco anos na instituição, e “Gincana da Solidariedade”, presente há quatro anos –, o “Trote do Bem” teve como objetivo interagir calouros e veteranos em atividades culturais e de solidariedade. Os alunos que participaram do projeto arrecadaram 3.667 livros infantis e juvenis que serviram para reformular a biblioteca da “Casa de Dom Bosco”, entidade beneficente do Centro Unisal.

Cássia Fossaluza Ferreira, professora e assessora de comunicação do Centro Unisal, explicou que a faculdade incentiva o trote solidário desde 2008. Ela destacou também o esforço do curso de Serviço Social. “Uma lição que podemos destacar foi de uma aluna que se negou a receber o prêmio da gincana interna, alegando ter chegado depois das outras alunas do curso. Já plantamos a sementinha! Essa foi a melhor resposta de uma iniciativa nossa”, discursou. “Espero que a gente continue sempre nesse caminho de melhorar a educação, pois a educação só depende da gente”, concluiu.

Daniel Coimbra de Souza, membro da comissão que analisou os trabalhos realizados pelas instituições de ensino, enalteceu todos os trabalhos desenvolvidos pelos alunos e explicou os critérios utilizados na escolha do vencedor. “Analisamos o material escrito que as instituições nos enviaram e também os vídeos. A disputa foi acirrada, pois as três instituições apresentaram um bom trabalho”, afirmou.

Vereadores
O vereador Capitão Crivelari, autor do projeto que motivou a criação do prêmio, enfatizou que as instituições alcançaram o objetivo proposto pelo trote solidário: proporcionar uma recepção saudável aos calouros. “Nós vimos trabalhos maravilhosos através do empenho dessas instituições em promover uma recepção marcante, tornando este um momento de júbilo e alegria, agregando valores a esses alunos que estão ingressando na vida acadêmica”, disse.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), falou que como professor sabe da importância que têm o Trote Solidário na vida dos calouros. “O ‘Trote Solidário’ leva aos alunos a cidadania e o respeito ao próximo. Nós temos que educar e manter o respeito se quisermos ser respeitados, e essas Instituições de Ensino estão dando esse respeito”, disse.

Os vereadores Adelino Leal, Divina Bertalia e Odair Dias também utilizaram a palavra para parabenizar as instituições de ensino e os alunos pelo trabalho realizado.

Prêmio de Cidadania “Trote Solidário”
O Prêmio de Cidadania “Trote Solidário” foi criado por meio do projeto de Decreto Legislativo nº. 7/2009, de autoria do vereador Capitão Crivelari aprovado em março de 2009. “O objetivo é reduzir cada vez mais a violência aos alunos ingressantes e estimular a cidadania”, explicou Crivelari.

O prêmio é concedido aos cursos de nível superior e aos Centros Acadêmicos das Faculdades e Universidades de Americana que se destacarem na organização de recepções aos calouros, estimulando o exercício da cidadania, a preservação ambiental e a participação comunitária.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Câmara Municipal de Americana

Got anything to say? Go ahead and leave a comment!

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Newsletter

E-mail:

Inscrever
Desinscrever

Publicidade