A importância da gestão de projetos web

abr 6, 2011 by     No Comments    Posted under: Destaque, Gestão Educacional, Webmarketing

A gestão de projetos web ainda é uma coisa pouco falada dentro das IES. Porém é um fato que devemos nos atentar a internet vêem mudando em uma velocidade absurda e temos que estar preparados para atender as necessidades. A cada dia chegam novos projetos para área de internet dos mais variados tipos, mobile sites, blogs, hotsites, projetos de otimização em mecanismos de busca, reestruturação site institucional, reestruturação de intranet, área do aluno, ou seja, uma infinidade de coisas. Sem contar com a rotina diária, atualização e inserção de conteúdos, banners, e-mails marketing.

Trocando idéia com companheiros de várias IES e de empresas de diversos segmentos essa é uma realidade em 90% dos lugares. Mas a problemática está em como é realizada a gestão desses novos projetos, como disse anteriormente nessa troca de idéias me deparei com dois “modelos” de trabalho.

1º A gestão dos projetos é realizada por um web designer experiente que divide seu tempo entre reuniões de briefing, levantamento de necessidades, planejamento e execução. Fazendo o equilíbrio entre escopo e tempo do projeto. Contanto com uma equipe de no máximo 3 profissionais. Em resumo não existe uma pessoa dedicada a gestão dos projetos e da equipe e sim um faz tudo.

2º É um modelo muito utilizado em agências, mas também identifiquei em algumas IES, a área de comunicação (no caso de IES) e atendimento( no caso de agência) faz a gestão do projeto e passa as diretrizes para a equipe de web. Sou taxativo em dizer que esse é um modelo extremamente deficitário, são áreas e profissionais com perfis diferentes, a comunicação (IES) se preocupa com o prazo, e muitas vezes não entende a necessidade e a complexibilidade do projeto. O atendimento (agência) julgo ainda mais complicado pelo fato de estarem preocupados com o custo/prazo deixando o mais importante que é o escopo do projeto de lado.

Com bases nesses dois cenários enfatizo a necessidade de um gestor de projetos web, um profissional especialista e com profundos conhecimentos do universo web e sempre antenado as novidades e tendências do mercado. Quando toco nesse assunto, muitas pessoas me perguntam qual o perfil do profissional para gerenciar uma equipe de projetos web?

Para gerenciar uma equipe de projetos web, julgo importante ter um profissional multidisciplinar (de preferência que já tenha atuado por alguns anos como designer ou programador) negociador e de fácil relacionamento, aberto a ouvir as necessidades do cliente e que tenha “tesão” por internet, que tenha conhecimento de design, programação, metodologia de projetos web (consulte por metodologia Moebius, em breve vou escrever um artigo sobre ela) e conhecimento de software de gestão o famoso MS Project para elaborar cronogramas, seqüência de atividades, nivelamento de recursos e custos (em muitos projetos existe a necessidade da contratação de freelas em determinadas fases).

Funcionamento da Metodologia Moebius

Gerenciar projetos web não é uma missão nada fácil, os clientes (sejam eles internos ou externos) depositam expectativas, que precisam ser gerenciadas para evitar problemas na entrega (exemplo de problemas não era isso que eu esperava, mas ficou faltando isso, há ele não faz isso…). A gestão da expectativa tem que ser trabalhada desde o começo do projeto, deixando o cliente a par de todos os passos e sempre que possível validando todos os passos, para reduzir ao máximo possíveis erros de escopo.

Claro que eu não poderia deixar de perguntar. Como está estruturada sua equipe web? Ela tem atendido as expectativas? O custo, escopo, tempo e qualidade tem sido satisfatórios? Será que não está na hora de ter um profissional dedicado a está gestão?

Fonte Imagem: Igroup – www.igroup.com.br

Got anything to say? Go ahead and leave a comment!

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Newsletter

E-mail:

Inscrever
Desinscrever

Publicidade