Será que o e-mail vai morrer?

abr 5, 2011 by     No Comments    Posted under: Ações, Destaque, Gestão Educacional, Relacionamento

Atualmente muitos ”gurus” da internet estão defendendo a tese da morte do e-mail e das campanhas de e-mail marketing. Eu por outro lado não acredito muito nisso. Vale lembrar que esses gurus são os mesmos que falaram que a internet ia acabar com o rádio, televisão, revistas, jornais dentre tantas outras adivinhações que já foram previstas.

Mas uma coisa tenho que concordar hoje os e-mails não são tão utilizados pela famosa “geração Y”. Eles se comunicam massivamente por outros meios, dentre eles lógico que não poderíamos deixar de destacar as redes sociais e SMS. Porém não podemos esquecer que o mundo não é feito apenas de “geração y” e que o e-mail ainda tem um papel fundamental no mundo corporativo, sendo uma forma de comunicação rápida e que respeita a privacidade dos seus usuários (exceto no que diz respeito a SPAM).

Campanhas de e-mail marketing
Julgo o e-mail marketing como uma das mídias que tem a melhor relação custo benefício do mercado em comparativo com campanhas de banners. Vale apena relembrar que em campanhas de e-mail marketing você pode adotar diversas posturas, dentre elas:

• prospecção ou relacionamento;
• informativo ou impactante (viral);
• periódico ou sazonal;
• passivo ou interativo.

É importante salientar que não estou dizendo que você deve apenas fazer campanhas de e-mail marketing, mas sim utilizá-lo como um complemento as demais ações on-line. Porque hoje 90% das IES estão se preocupando apenas com FAN PAGE do facebook  e perfil do twitter, esquecendo-se das demais mídias. Momento reflexão será que o público-alvo das suas campanhas de pós-graduação também está presente massivamente nas redes sociais?

Base de Dados já existente
Esse é um dos pontos mais importantes para o sucesso da ação que deseja realizar seja ela de prospecção ou relacionamento. Se a sua base não estiver tratada e adequada a ação, segmentada por interesse não adianta ter a arte mais bonita ou uma excelente ferramenta de envio que forneça zilhões de relatórios, pois a sua ação não vai dar resultado. Momento reflexão 2, como anda a integração e tratamento dos dados dos seus canais de relacionamento? (call center, chat, site, redes sociais…)

Dicas técnicas para construção de e-mail marketing
• Sua peça tem que ter no máximo uma largura de 600 pixels para evitar rolagem horizontal;
• O HTML deve ter no máximo 25kb;
• Evite o uso de CSS e das tags style, span, background e div;
• Evite o uso de flash, formulários, Java script e J query;
• Imagens utilize sempre em fatias não excedendo o peso de 45kb, não esquecer o atributo ALT;
• Sempre disponibilizar a opção opt-out (para o usuário se descadastrar da base de dados).

Got anything to say? Go ahead and leave a comment!

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Newsletter

E-mail:

Inscrever
Desinscrever

Publicidade