Ação de responsabilidade social UniSantAnna

mar 28, 2011 by     No Comments    Posted under: Ações

Para ampliar e envolver ainda mais os alunos para ações de responsabilidade social, os voluntários do Instituto Iris venderam camisetas exclusivas da Ong por apenas R$ 20,00 nos dias 23, 24 e 25 de março, no campus santana da instituição.

Todo o recurso arrecadado com a venda das camisetas será destinado para o treinamento de um cão-guia. O investimento em um cão-guia custa, em média, R$ 20.000,00 (vinte mil reais).

Entendendo que o engajamento nesta campanha caracteriza a sensibilização dos alunos para as ações de cidadania e para as questões de responsabilidade social, a Uni Sant’Anna atribuirá uma dez (10) horas de atividade complementar para cada camiseta adquirida. O limite máximo de horas atividades por aluno será de 20 horas, ainda que a compra seja superior a duas unidades.

O benefício de um cão guia para um cego
Entre os principais benefícios que um cão-guia pode proporcionar a uma pessoa cega é maior segurança na locomoção, permitindo maior mobilidade e independência, facilidade na integração do cego no mercado de trabalho; garantir maior velocidade e desenvoltura no deslocamento, uma vez que o cão-guia é capaz de se antecipar aos obstáculos, escolhendo para seu usuário o melhor caminho, entre outros benefícios.

Atualmente, no Brasil existem menos de 30 cães guia, sendo que o número de deficientes visuais é de aproximadamente 1,5 milhões segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. As estatísticas internacionais é que de 1 a 2% dos deficientes visuais utilizam cão guia, ou seja, no Brasil o número estimado de potenciais usuários seria de 12 a 24 mil cegos que deveriam ter cães guia.

O Instituto Irís
Instituto Iris, entidade não-governamental e sem fins lucrativos, criada para facilitar o processo de treinamento e doação de cães-guia para pessoas com deficiência visual, que fará a venda de camisetas exclusivas da Ong.

A Ong atua no estado de São Paulo e possui um cadastro com cerca de 3 mil pessoas a espera de um cão-guia. No Brasil, o total de pessoas com deficiência visual a espera de um cão-guia chega a 12 mil.

Os cães Labrador, o Gold Retriever, o Pastor Alemão, e o cruzamento entre Pastor Alemão e um Gold Retriever ou Labrador são as principais raças para o treinamento de cão-guia, pois nelas são encontradas exigências básicas para a função, que é o temperamento disposto e estável, tamanho e peso saudável, e pêlos que são fáceis de tratar.

Para saber mais informações sobre as atividades do Instituto Iris, acesse: www.iris.org.br

Got anything to say? Go ahead and leave a comment!

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Newsletter

E-mail:

Inscrever
Desinscrever

Publicidade