FGV lança laboratório de neuromarketing

mar 21, 2011 by     1 Comment     Posted under: Ações, Destaque, Notícias

A Fundação Getúlio Vargas está lançou um laboratório voltado para pesquisas em Neuromarketing, modalidade que estuda as reações emocionais dos indivíduos diante de peças publicitárias e demais mensagens, utilizando-se do conhecimentos da neurociência. O espaço foi inaugurado dia 16/03/2011, com um seminário que contou com a presença dos professores David Lewis e Duncan Smith, respectivamente, fundador e CEO do MindLab International, além de Michael Brammer, da Universidade de Londres.

Embora o estudo de neuromarketing no Brasil já tenha caminhado alguns passos – já há inclusive consultorias atuando no mercado, como a Mindroads, que ajudou na campanha Guerreiros, da Africa para a Brahma – o esforço da FGV parece trazer algo novo ao aliar as ferramentas para o estudo das reações do cérebro humano, como eletroencefalograma e eye tracker, com os dados quantitativos e qualitativos tradicionais da fundação. “Buscamos fazer uma abordagem holística do neuromarketing”, explica o professor Antonio Lavareda.

Segundo ele, há dois anos a FGV planejava o lançamento do laboratório, que é voltado para três frentes principais: empresas privadas, setor público e para a própria fundação.

A expectativa agora é que avancem no Brasil os estudos sobre essa nova fronteira da pesquisa de marketing, que busca nos dados gerados pelo cérebro do consumidor as respostas para entender se a estratégia de comunicação está ou não dando certo.

O consultor dinamarquês Martin Lindstrom demonstrou há alguns anos que nem sempre o que um consumidor diz é o que ele está pensando. Um exemplo citado por ele, e amparado em suas pesquisas foi especialmente chocante: embalagens de cigarro com imagens chocantes têm um efeito inverso no cérebro, e podem encorajar as pessoas a fumar.

Fonte: @meio_e_mensagem

1 Comment + Add Comment

  • Muito bacana essa idéia. Curti muito essa matéria. Abraço!

Got anything to say? Go ahead and leave a comment!

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Newsletter

E-mail:

Inscrever
Desinscrever

Publicidade