Pesquisa: A internet na busca pelas IES

mar 14, 2011 by     No Comments    Posted under: Destaque, Gestão Educacional, Indicadores

Confira a pesquisa realizada pelo google sobre o papel da internet na pesquisa por instituições de
ensino, cursos de graduação e pós-graduação.

1. A internet é usada ativamente na pesquisa por educação e a disponibilidade online de informações de qualidade é um fator essencial na atração dos consumidores
• Entrevistamos 603 pessoas com idade entre 17 e 34 anos que estavam pesquisando ou se candidatando a uma instituição de ensino superior ou já haviam se candidatado no ano anterior.
• 55% dos entrevistados são do sexo masculino; 72% estavam interessados em graduação e 28% em pós-graduação.
• 93% acessam sites de Redes Sociais e 95% acessam sites de compartilhamento de vídeo.
• 88% passam mais de 2 horas por dia navegando na Internet.
• 50% de todo o tempo empregado na pesquisa por instituições de ensino superior é passado online e 22% nas mídias offline.
• 67% dizem que pesquisam informações sobre educação superior diretamente nos sites das instituições de ensino.
• Mais de 80% dos entrevistados afirmam que a qualidade do curso, dos professores e a excelência acadêmica na área de especialização são muito importantes quando consideram uma instituição de ensino superior.
• 74% dizem que o custo da mensalidade é muito importante quando se escolhe onde se candidatar.
• 70% são mais propensos a considerar uma instituição que forneça mais informações sobre ajuda financeira aos alunos.
• 52% dos entrevistados revisaram seus planos e expectativas. originais de educação e formação no final do processo de pesquisa.
• 37% completaram a inscrição para o processo seletivo.

2. O processo de pesquisa por um curso de graduação ou pós-graduação é longo e demanda muita análise por parte dos consumidores
• 54% dos entrevistados que procuram por educação superior estão no processo de pesquisa há mais de 6 meses.
• As buscas pela palavra “vestibular” acontecem o ano todo e o patamar mínimo do volume de buscas é aproximadamente 40% do volume máximo.

3. Os anúncios online aumentam o nível de consciência em relação a instituição de ensino e aos serviços oferecidos, além de ajudar no processo de decisão
• Entre os anúncios online, 71% prestam mais atenção nos anúncios animados, 68% nos anúncios de vídeo e 68% nos links patrocinados.
• Os anúncios online entretêm, ajudam a gostar e conhecer mais os serviços educacionais oferecidos pelas instituições de ensino superior.
• 63% afirmam que os anúncios online ajudam a conhecer novidades sobre a instituição de ensino superior.
• 67% dos entrevistados dizem que estão mais inclinados a clicar em anúncios online quando estão fazendo uma pesquisa genérica.
• Apenas 5% afirmam que nunca clicam em anúncios online.

4. Os anúncios em mídia online e em mídia offline se complementam, aumentando o interesse pela instituição, curso ou processo seletivo
• 29% dos entrevistados consideram as feiras universitárias a fonte offline mais valiosa na pesquisa por processos seletivos.
• Anúncios em jornais, externos e em revistas são considerados muito valiosos por cerca de 10% dos entrevistados.
• Após usar uma mídia tradicional, 86% dos entrevistados dizem que ficaram mais conscientes dos anúncios online ou foram online para procurar por mais informações.
• Após usar uma mídia online, 90% dizem que estão motivados para aprender mais online, 85% a conversar mais com uma amigo ou familiar e 81% afirmam que estão mais atentos aos anúncios sobre o processo seletivo na mídia tradicional.
• Após usar uma mídia tradicional, 52% usam os sites das instituições e 51% as ferramentas de busca para saber mais sobre o processo seletivo.
• 31% afirmam que os sites das instituições de ensino são as fontes online mais valiosas quando pesquisam por educação superior.

5. As ferramentas de busca são as principais fontes para a pesquisa sobre educação superior na Internet
• 84% dos entrevistados usam ferramentas de busca quando pesquisam online por universidades, faculdades ou instituições de ensino superior.
• As ferramentas de busca são muito importante em todas as etapas do processo de pesquisa-decisão por uma instituição de ensino superior.
• 82% consideram as ferramentas de busca muito importante durante a pesquisa geral, e 73% consideram as ferramentas de busca muito importante durante a decisão sobre qual instituição de ensino se candidatar.
• 54% dos entrevistados acessam os sites das instituições de ensino por meio
de uma ferramenta de busca, e 38% digitam diretamente o endereço.
• 96% dos entrevistados que utilizam ferramentas de busca usam o Google;
• 77% afirmam que o Google é muito importante.

6. As ferramentas de busca são as principais fontes para a pesquisa sobre educação superior na Internet
• Google é o mecanismo de busca mais popular do Brasil, atingindo mais de 83% dos usuários de Internet no país, com mais de 760 milhões de visitas e 28 milhões de páginas vistas por mês2.
• As soluções de marketing do Google permitem a veiculação de links patrocinados no site de busca do Google e em sites parceiros de busca, além de oferecer alternativas de anúncios online como texto, banners estáticos e
animados, imagens, vídeo e gadgets que podem ser veiculados na Rede de Conteúdo do Google, composta de milhares de sites parceiros.

Clique aqui para visualizar a pesquisa na integra

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