Sua IES está no Linked In?

mar 11, 2011 by     No Comments    Posted under: Destaque, Gestão Educacional, Redes Sociais

O LinkedIn – rede profissional criada em 2003 – é mais uma prova do gosto dos brasileiros por redes sociais.

Segundo seu vice-presidente de operações, Arvind Rajan, o Brasil é um dos mercados de maior crescimento da plataforma.

A versão em português do site, criada no início de 2010, contribuiu ainda mais para essa popularidade. Segundo recente pesquisa de janeiro de 2011, o Brasil já ocupa a 5ª posição no ranking mundial de cadastros, com 3,6 milhões de usuários na rede.

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Como as IES podem aproveitar todo o potencial dessa rede?

Bem, antes de tudo é preciso dizer que o LinkedIn é muito mais que uma rede para troca de currículos e pode ser usado para inúmeros fins.

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Exemplo de engajamento de egressos pela Stanbridge College

Fonte: http://nursing.stanbridge.edu

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Para responder a pergunta acima, destaco três vantagens que tornam a ferramenta útil às IES:

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#1 – Para os colaboradores da IES

De acordo com a pesquisa 7,4% das empresas presentes na rede representam o Setor Educacional, que ocupa a 6ª colocação no ranking. É um nível relevante, considerando que a 1ª colocação é ocupada pelas empresas de tecnologia com 16% de representação.

Ao criar seu perfil instituicional a IES está dando aos colaboradores a oportunidade de terem um ponto de encontro nessa rede. Com um canal exclusivo, a IES pode centralizar informações, utilizando a página para informar as equipes, por exemplo, sobre novas contratações ou sobre vagas disponíveis no momento.

Claro, isso requer uma integração e empenho de outros setores da Instituição, como o RH. Mas ao final vale o esforço.

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#2 – Para a captação de alunos e pesquisas com egressos

O estudo aponta que na America Latina, 39% dos usuários (maior percentual da amostra) possuem entre 25 e 34 anos. O que favorece a capatação de alunos para os cursos de pós-graduação, sobretudo com a utilização de filtros potencializando a oferta de cursos relevantes ao target.  Além disso, através do monitoramento e pesquisa, são obtidos dados como o posicionamento dos egressos no mercado de trabalho e a relação com o curso que concluíram.

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# 3 – Para o aumento da empregabilidade dos alunos

A terceira, e mais importante vantagem, é válida para alunos e IES como um todo e diz respeito a empregabilidade. Para tanto, a IES deve promover atividades, palestras e campanhas que orientem os alunos sobre a importância do cadastro na rede para o futuro profissional.  O apoio dos funcionários e professores no engajamento dos alunos é essencial para a eficácia da ação. É uma ação simples que, além de aumentar a base relacionada ao perfil Institucional, se relaciona com a empregabilidade dos alunos, já que muitas empresas utilizam o LinkedIn para divulgação de vagas.>

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Ao se preocupar com a colocação profissional de seus egressos, a IES também está trabalhando sua imagem e seu conceito, uma vez que a empregabilidade está diretamente relacionada a qualidade do ensino oferecido. Além de ser um critério de escolha da instituição de ensino usado pelo vestibulando.

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A pesquisa “Linked In Demographics and Statistics 2011″ está disponível na apresentação:

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Por: @llafragola

 

 


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