Relacionamento Agência vs Cliente

fev 22, 2011 by     1 Comment     Posted under: Destaque, Gestão Educacional, Relacionamento

Quem trabalha na área de marketing está acostumado com a rotina de ter que lidar com agência, quase todos os dias aquela exaustiva rotina, reuniões, negociações etc. Ai faço uma pergunta a vocês como anda a relação da sua IES com a agência?

Tendo em vista a minha experiência nos dois lados da moeda posso falar que existe algumas diferenças. Mas sem sombra de dúvidas a maior dela é a visão que o cliente e a agência têm sobre determinadas situações.

Explicando um pouco como é trabalhar em uma agência especificamente na área de criação, normalmente as informações sobre o job chegam todas mastigas pelo atendimento.  Quando necessitamos de informações adicionais para produzir o job, precisamos nos reportar para o atendimento, que pergunta para o cliente, que por muitas vezes não tem certeza da informação e procura o seu superior. Resumindo a informação passa por várias pessoas e com isso acaba gerando um ruído natural, que muitas vezes não acrescenta em nada e nossas duvidas não são sanadas. E para finalizar você ainda ouve o breafing está ai “Se vira!”.

Em contra proposta, quando você é o cliente, as dificuldades são outras.Ser cliente é analisar emaranhados de dados, ouvir a opinião dos clientes internos, observar e estudar a concorrência, pesquisar sobre tendências, tratar os dados coletados olhar para tudo aquilo e decidir o que deve ser feito.

Tendo em vista esses dois cenários o que esse job vai gerar? Na melhor das hipóteses, um monte de ajustes solicitados pelo cliente. E na pior das hipóteses, não foi isso que pedimos. Qual o resultado disso? Cliente reclamando da agência porque não faz o que eles pediram e agência criticando clientes porque não sabem o que querem.

Faço um novo questionamento a vocês isso tem salvação?

E minha humilde opinião tem sim. Porém vai depender das duas partes, a agência precisa parar de pensar que sabe tudo e principalmente que sabe o que é melhor para o cliente, e praticar uma imersão na rotina do cliente, entender como a empresa funciona entender o produto como um todo e não só pensar em jobs e campanhas sazonais.

Já cliente precisa se organizar melhor e passar informações de maneira clara e detalhada, para que a agência compreenda o que eles precisam fazer para assim os jobs darem resultados satisfatórios. Lembrando a agencia não tem bola de cristal e não existe uma receita de bolo do sucesso.

Para finalizar ou o cliente muda sua postura ou mude de agência (o futuro vai dizer se nenhuma agencia servir ou se o problema é interno).
Já para as agências só resta mudar ou morrer!

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  • A discussão sobre relacionamento cliente-agência é histórica. Há tempos escuto relatos de clientes insatisfeitos e profissionais de agências que não sabem se organizar internamente para atender a demanda de trabalho. Na academia discutimos muito sobre esse relacionamento, entretanto a conclusão é sempre a mesma: depende da relação entre as pessoas e do grau de responsabilidade com que assumem o seu trabalho. A boa formação do profissional e o engajamento com seu trabalho , seja como agência ou cliente, ainda é o melhor caminho para solicionar esse problema.

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