Pesquisa: Brasileiros caem na rede social

jan 31, 2011 by     No Comments    Posted under: Destaque, Redes Sociais

Artigo escrito pelo IBOPE Mídia e publicado no jornal Meio e Mensagem em janeiro de 2011

Se fosse possível ilustrar em uma única pessoa o internauta brasileiro fã de sites de redes sociais, certamente seria uma jovem solteira, que não trabalha, usa a internet na casa de amigos, mora no Rio de Janeiro (que tem o maior percentual de usuários de redes sociais entre internautas) ou em Brasília (que tem a maior penetração de usuários de redes sociais na população).

Segundo a pesquisa TG.Net, realizada pelo IBOPE Mídia em regiões metropolitanas e no interior do Sul e do Sudeste, são esses os segmentos demográficos que apresentam a maior proporção de usuários de sites sociais.

De acordo com o último levantamento, 72% dos internautas já incorporaram às suas rotinas o hábito de navegar em sites de redes sociais, sobretudo para interagir com amigos, atualizar perfis e compartilhar fotos em sites como Orkut, Facebook, Twitter e LinkedIn.

O Rio de Janeiro destacou-se nessas redes com o mais alto índice de penetração entre as áreas metropolitanas comparadas: quase 80% dos internautas cariocas afirmaram navegar em sites sociais. Em Porto Alegre, o número também foi elevado e atingiu 75%.

Os internautas da região metropolitana de São Paulo, apesar de aparecerem em maior número, estão próximos da média nacional, com 71% de usuários de sites sociais.

Entre as pessoas que usaram a internet nos últimos 30 dias, a divisão entre homens e mulheres é praticamente uniforme. Quando se trata das redes sociais, porém, o público feminino chega a 54%. Entre os homens internautas, 67% afirmaram frequentar sites sociais, enquanto entre as mulheres esse índice ficou em 77%.

Crianças, adolescentes e  jovens adultos são os grandes responsáveis pelo sucesso desses sites. Quanto mais jovem o internauta, maior é a probabilidade de encontrá-lo online em um site social. Mas adultos e idosos também marcam presença nesse universo.

Entre a população internauta com mais de 55 anos, metade já está nos sites de relacionamento e, entre os adultos, já observamos uma penetração maior que 60%. Porém, os adolescentes de 15 a 19 anos, com 83%, ainda são imbatíveis.

A pesquisa TG.Net também permitiu mensurar a proporção de pessoas que usam redes sociais e que trabalham, já que o crescimento do emprego pode afetar o elevado tempo que os brasileiros, sobretudo os jovens, consomem nesses sites.

Por possuir uma grande proporção de jovens, o perfil dos sites de redes sociais tem elevada participação de pessoas solteiras  que ainda não trabalham. Por conta dessa característica, associada à diminuição do uso em locais públicos nos últimos dois anos, o acesso aos sites sociais ocorre quase em sua totalidade na própria casa ou na de amigos.

Os locais públicos, como lan houses, cabines, postos de internet, cafés e até escolas e faculdades são mais utilizados por aqueles jovens que já trabalham, mesmo que com uma jornada mais reduzida, como estagiários ou jovens universitários, por exemplo.

A maior taxa de trabalhadores usuários de redes sociais encontra-se entre jovens adultos entre 25 e 34 anos: 58% deles trabalham, enquanto apenas 16% ainda não realizam uma atividade profissional. Na faixa de 35 a 44 anos, o número de usuários que não trabalham cai para 11%.

Leitura horizontal: dos internautas da classe AB, 71% freqüentam sites sociais; da população da classe AB, 55% frequentam sites sociais Nordeste: considera somente as regiões metropolitanas de Salvador, Recife e Fortaleza .

Leitura horizontal: dos internautas que navegam do local de trabalho, 73% frequentam sites sociais e 70% usam o Orkut.

Leitura horizontal: dos internautas da classe AB, 71% são frequentadores de sites sociais, separando-se em 47% que trabalham e 24% que não trabalham

Leitura vertical: dos 32,7 milhões de internautas, 53% são da classe AB; dos 23,7 milhões de internautas que frequentam sites sociais, 52% são da classe AB.

Leitura vertical: dos 23,7 milhões de internautas que frequentam sites sociais, 52% são da classe AB; dos 5,3 milhões de internautas de 15 a 19 anos que frequentam sites sociais, 39% são da classe AB.

Metodologia
O TG.net é uma pesquisa online realizada com 2.500 internautas do Brasil.  Fusionada com a base regular do Target Group Index, permite um banco único, com um universo de mais de 61 milhões de pessoas entre 15 e 64 anos.

O levantamento foi realizado entre maio e junho de 2010, nos mercados de: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (BH), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e Distrito Federal (DF), além de Goiânia, Nordeste, São Paulo Interior e Interior do Sul e Sudeste.

Deixe uma resposta

Newsletter

E-mail:

Inscrever
Desinscrever

Publicidade

Threesome
Creampie
Blowjob
Threesome
Orgy
Threesome
Threesome
Anal
Blowjob
Orgy