Redes sociais: conexões ou adornos?

jan 26, 2011 by     1 Comment     Posted under: Redes Sociais

A multiplicação dos famosos ícones sociais tem sido frequente nos sites de algumas IES. Muitas possuem perfis oficiais – nem sempre ativos – que vão das redes mais conhecidas às mais inusitadas. Esse cenário, à primeira vista atrativo e inovador, pode esconder um grande dilema: – O que fazer com o volume de dados produzidos nas mídias sociais?

>

Alguns responderão que basta um profissional empenhado – assunto já discutido em post anterior-  bem como ferramentas e métricas adequadas.

É uma solução rápida, porém a longo prazo, percebemos que a administração dos perfis não é tão fácil quanto a sua criação. E que, também, não são tão “free” quanto parecem, uma vez que demandam recursos para se manterem ativos. Além de conteúdo, monitoramento, relacionamento e análise dos dados produzidos –  nem sempre feita da forma correta.

>

Frente a isso, uma pergunta antecede a primeira: – Em quais mídias a IES deve atuar?

Resposta: Ela deve atuar de maneira integral em cada mídia na qual se propos fazer parte. Buscando uma funcionalidade condizente com o objetivo da Instituição. Caso a ferramenta não se mostre funcional ou não haja recursos suficientes para extrair todo o seu potencial, a IES deverá abrir mão dela e focar seus esforços nas mídias onde realmente possa desenvolver uma atuação satisfatória.

>

Contudo, não queremos motivar as IES a olharem apenas para as mídias do momento, logicamente também devem estar abertas às novas tendências. Mas sempre se atentando ao fato da real utilidade de cada ferramenta, sob pena de transformar uma potencial conexão em mais um oneroso e inútil adorno no site institucional.

>

Abraços e até próxima!

1 Comment + Add Comment

  • Concordo plenamente. No fim das contas, parecem mais medalhas de uma guerra já esquecida!

Got anything to say? Go ahead and leave a comment!

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Newsletter

E-mail:

Inscrever
Desinscrever

Publicidade