Construção de marca na web

Como seu “consumidor” enxerga sua MARCA/IES (Instituição de Ensino Superior)? Conservadora, séria, moderna, jovem, tecnológica? Não importa.

Para quem está ligado na área de marketing, sabe como não é fácil construir e manter a imagem de sua IES na cabeça dos nossos “consumidores”, com isso o processo de branding vem se tornando cada dia mais complexo, principalmente pelas redes sociais.

Antigamente bastava criar uma propaganda legal e bonita, veicular ela na globo em horários de picos de audiência e pronto sucesso garantido(todos ficavam babando pela sua MARCA/IES). Poucos anos depois o houve uma nova reformulação no processo de publicidade/branding o processo anterior começou a não funcionar mais com tanta eficiência e uma solução foi encontrada, vamos utilizar famosos (atrizes, atores, esportistas) todos começaram a ser garotos propaganda de determinadas MARCAS/IES.

Pausa para as perguntas….. Meus amigos vocês ainda fazem publicidade e branding assim? Esse modelo continua atendendo as expectativas? Como andam os seus resultados?

Bom se ainda está funcionando desse jeito e não pretende ficar no seu emprego por mais muito tempo toca desse jeito pra que mexer no que esta funcionando. Porém se o modelo não está mais com aquela eficiência de antigamente é hora de começar a olhar para o universo digital. O fato é que o universo digital não precisa mais provar a sua eficiência e a eficácia de suas ações. No Brasil, ela já tem poder de fogo grande, com audiências que superam praticamente todas as outras mídias.

Uma coisa eu posso afirmar pra vocês, o universo digital permite algo que a propaganda jamais vai conseguir que é a criação de laços de intimidade e individualidade com seu “consumidor”. Principalmente através das redes sociais, não há como ficar fora, porque se não for você, são os consumidores que se encarregam de colocá-lo lá dentro. Então estejam preparados, pois a imagem da sua MARCA/IES está em jogo.

Para finalizar gostaria de deixar uma coisa bem clara, não estou dizendo que não precisa mais se fazer publicidade em televisão e nem usar famosos (cada um sabe bem a verba que tem). O que está em pauta é que os consumidores mudaram e não buscam mais produtos e serviços como buscavam anteriormente, agora o universo digital aliado as redes socias é aonde os consumidores obtêm informações sobre suas MARCAS/IES e se você não estiver bem no universo digital sua situação dificilmente será reversível.

1 Comment + Add Comment

  • Muito bom este artigo. Explica exatamente como tem sido as abordagens ao público e como tem perdido força.
    O mercado das mídias digitais cresceu de maneira assombrosa e o menor movimento pode ser percebido por todos conectados a elas.
    É verdade que , se quiser estreitar laços com seus clientes e mostrar que sua marca realmente está os ouvindo, o mundo digital é o canal certo.

Got anything to say? Go ahead and leave a comment!

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Newsletter

E-mail:

Inscrever
Desinscrever

Publicidade