Bombeiros x Estrategistas

jan 13, 2011 by     No Comments    Posted under: Destaque, Gestão Educacional

Para sobreviver no mercado educacional, todo início de semestre a história se repete, o Marketing das IES reúne todas suas cabeças pensantes para vencer um grande desafio: – Como otimizar a captação de alunos?

O aumento da concorrência e dos custos, o declínio das matrículas além do fantasma da evasão tornam essa resposta cada vez mais difícil.

A solução realmente não é simples. Listei abaixo alguns pontos chave que podem nos ajudar a chegar até ela:

>

OS TEMPOS SÃO OUTROS

Foi-se o tempo em que as  IES não precisavam se preocupar com o preenchimento das suas vagas, onde a demanda superava a oferta e nem mesmo o departamento de Marketing se fazia necessário.

Fatores como a entrada de novos players e clientes mais exigentes forçaram as IES a profissionalizar seus modelos de gestão e desenvolver novas estratégias competitivas em um mercado em expanção. Abandone modelos tradicionais!

>

TENHA UM PLANO ESTRATÉGICO

É extremamente importante que a IES tenha um plano estratégico de marketing e não relegue  a captação de alunos às vesperas do vestibular. Evitando  ações “milagrosas” de curto prazo que consumam todo o capital e que pouco contribuam para atingir as metas desejadas.

>

AVALIE SEU DESEMPENHO

Antes de se aventurar em uma nova campanha, avalie seu desempenho anterior procurando não repetir os mesmos erros do passado (é incrível como muitas organizações não dão a devida importância para esse item).

>

ENXERGE NOVAS OPORTUNIDADES E NÃO SE ESQUEÇA DA PESQUISA

A pressão por bater metas aliada a falta de planejamento (conhecida também como miopia de marketing),  não permite que a organização enxergue novas oportunidades de negócios, passando a ser guiada pela oferta e não pela demanda. Nesse modelo raramente são feitas análises de tendências e departamentos  vitais, como o de pesquisa, perdem a sua importância. Fuja desse ciclo vicioso!

>

TENHA UMA BOA IMAGEM INSTITUCIONAL

O serviço educação é dificil de ser mensurado pelo cliente, todo detalhe fará a diferença na hora da escolha. Sobretudo a perceção de alunos que já passaram pela Instituição. Eles são a melhor propaganda que você pode ter.

>

TENHA UM CLIMA ORGANIZACIONAL FAVORÁVEL

Não se pode atribuir ao marketing toda a responsabilidade. A visão de longo prazo deve estar enraizada no clima organizacional. Com modelos de gestão (acadêmico e administrativo) abertos às mudanças e ao risco a IES deve desenvolver novas estratégias competitivas adequadas a realidade atual e sobretudo priorizar os investimentos no futuro formando estrategistas e não “apagadores de incêndios”.

>

Abraços e até a próxima!

Deixe uma resposta

Newsletter

E-mail:

Inscrever
Desinscrever

Publicidade

Threesome
Creampie
Blowjob
Threesome
Orgy
Threesome
Threesome
Anal
Blowjob
Orgy