7 dicas para um perfil social de sucesso

jan 4, 2011 by     No Comments    Posted under: Destaque, Redes Sociais

Em 2010 presenciamos uma revolução no modo como organizações e clientes se relacionam. A ascenção das mídias sociais levou a criação de centenas de perfis corporativos aliados a campanhas feitas exclusivamente para elas. A previsão para 2011 é que as redes sociais atinjam a maturidade se viabilizando e consolidando como um importante canal de publicidade. Mas para que esse fenômeno social  não vire mais um modismo é preciso cautela.

 

Grande parte dos perfis criados existem apenas para marcar “presença online” e atuam como um depósito de releases de baixa interação com o público. E o que é pior, expõem a marca sem zelar pela imagem institucional, tornando-a alvo fácil de críticas e reclamações.

Mesmo em perfis mais interativos, é comum as respostas continuarem baseadas no velho modelo de SAC 1.0 muito aquém da interatividade da Web 2.0.

 

Ao ingressar no orkut, facebook, twitter (para citar as principais) a instituição está automaticamente multiplicando seus canais de atendimento. E consequentemente precisará de preparo para administrar o volume de interações que será gerado.

 

Antes de mergulhar de cabeça nessa (nova) onda leve em conta os seguintes aspectos:

#1. Levante informações

Observe previamente os consumidores e a concorrência. Utilize um S.I.M. – Sistema de Informações de Marketing – para auxiliar no planejamento, implementação e controle da ação.

 

#2. Defina as ferramentas

Escolha as mídias a serem utilizadas,  separe recursos de tempo e pessoas e tenha um plano para gerenciamento de possíveis crises de imagem.

 

#3. Use a Cauda Longa

Aproveite a segmentação que a rede oferece para promover uma experiência personalizada.

 

#4. Não privatize o projeto

Engaje os setores da Instituição e estimule a participação de todos.

 

#5. Promova a interação

Incentive o diálogo e responda a comentários, perguntas e críticas.

 

#6. Tenha fans

Identifique formadores de opinião e advogados da marca e crie conexões com eles.

 

#7. Mensure os resultados

Utilize as diversas ferramentas existentes no mercado para monitorar as menções a marca e crie métricas condizentes com sua atuação.

 

Abraços (Feliz 2011) e até a próxima!

Got anything to say? Go ahead and leave a comment!

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Newsletter

E-mail:

Inscrever
Desinscrever

Publicidade