Sua instituição já trabalhou com leads?

dez 16, 2010 by     1 Comment     Posted under: Destaque, Webmarketing

Eu pergunto e o Wikipédia responde. O que são leads?

Wikipédia  define leads como a identificação de uma pessoa ou empresa que deseja adquirir um determinado produto ou serviço. É o primeiro passo do processo de vendas.

Bacana ficou interessante, recentemente recebi uma empresa que apresentou essa inovação (inovação no Brasil, pois nos EUA já é um mercado bem definido) do webmarketing.

Mas vamos ao que interessa vamos falar um pouco dos leads. Sempre que comento de leads com alguém, surgem sempre duas perguntas.

Como funciona a captação desses leads?
A captação dos leads em geral é através de um site (que trabalha muito com links patrocinados para gerar grande número de acesso), onde vão estar disponíveis para o público informações da sua instituição, cursos, unidades,  matrizes curriculares, fotos das instalações, vídeos etc.. É como se você tivesse um hotsite da sua instituição dentro do site da empresa de lead.

Como esses leads são gerados?
Os leads são gerados através do (hotsite) onde o interessado preenche um formulário para tirar dúvidas e adquirir mais informações. Eis o X da questão, ai que o lead é gerado, pois esse cadastro é encaminhado para o setor de marketing, fazer a captação do interessado (da forma que quiser e-mail, telefone, mala direta).

As empresas de leads atuam em um “modelo de publicidade de risco”, cobrando apenas por leads gerados. Por esse motivo as empresas de leads são o grande terror das agências, pois o lucro das agencia  vem das campanhas, criação (banners, folders,  vídeos, emails marketing, adequação de peças etc) que são todas mídias que não garantem um resultado final, você paga pelo contratado não pelo retorno.

Por fim, acredito ter conseguido mostrar um panorama geral do funcionamento do mercado de leads, porém ainda sou cauteloso e pretendo observar um pouco mais esse modelo publicidade (que não é barato), para quem sabe no futuro quando se tornar consolidado no mercado nacional, começar a utilizá-lo.

1 Comment + Add Comment

  • Concordo plenamente.

    Leads são´um dos ítens importantes para captação de alunos e para o marketing educacional

Got anything to say? Go ahead and leave a comment!

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Newsletter

E-mail:

Inscrever
Desinscrever

Publicidade